Safira: conheça a pedra, o significado e como usá-la

Uma das pedras naturais mais famosas do mundo inteiro por conta de sua incrível cor azul, a safira é desejada por todas as pessoas, seja pela sua durabilidade, pelo seu símbolo da nobreza e do romance, é também a principal pedra usada em formaturas de diferentes profissões.

No post de hoje, a Joiasgold traz para você todos os detalhes da pedra safira e de como ela é uma joia super versátil quando somadas as partes. Confira tudo sobre essa joia preciosa:

O que é a pedra safira?

A safira é uma pedra que faz parte da classe mineral do corindo — tipo de mineral mais duro depois do diamante —, junto de outra pedra preciosa, o rubi.

Por mais que o corindo no seu estado puro seja incolor, é possível encontrar safira em algumas cores, e isso se deve à presença de alguns resquícios de impurezas na estrutura química da pedra. Sem isso, a safira seria uma pedra preciosa incolor.

vista lateral de uma modelo com as mãos no queixo usando anéis com pedras de safira azul

A pedra safira é mundialmente conhecida pela sua durabilidade, sendo comumente usada em vários designs de joias e, claro, pela sua beleza. Ela pode ser facilmente encontrada em variações de gargantilhas, brincos, pulseiras, pingentes e, até mesmo, em diversos anéis de noivados.

Qual o significado da safira?

A safira é uma pedra conhecida por ser símbolo da nobreza e do romance, além de ser considerada a pedra do mês de setembro. Mas o significado da pedra safira vai muito mais além.

vista de frente de uma caixinha de anéis com pedras safira em meio a diversas flores de diferentes cores

Existe uma razão pela qual ela é valorizada no mundo inteiro. A safira possui uma grande importância sagrada e seu nome é uma derivação da palavra latina sapphiru, que significa azul.

Essa pedra era usada para preservar a castidade, descobrir traições e, até mesmo, proteger contra doenças naturais durante o período da Idade Média. Era comum ver clérigos usando uma safira para representar o Céu.

A pedra safira é também uma representação da sabedoria celestial, envolvendo outras culturas, como a mitologia grega, iluminação budista e a tradição hebraica. A safira, por exemplo, na Grécia Antiga era relacionada a Apolo, deus olímpico.

Conheça as variações de cores da pedra safira com a Joiasgold!

Como dissemos anteriormente, o corindo é um mineral incolor, mas, por conta de algumas impurezas, existem variações de cores da safira. Podemos dizer que azul é a verdadeira cor dessa pedra, mas ela vai muito mais além do que apenas o azul.

Algumas pedras possuem diferentes saturações de cores, por conta da safra (origem de mineração da pedra). Por exemplo, todas as pedras safiras vindas da Nigéria ou Austrália são mais escuras. Confira mais detalhes de cada cor da safira:

Safira azul

Sempre que alguém fala em safira, refere-se ao azul. Essa cor possui um tom de azul mais violeta e aveludado, com uma profundidade em azul-escuro, variando na saturação da cor — o que garante uma grande versatilidade para o design de joias.

Duas pedras safira de cor azul em frente a um fundo branco

Mas é importante lembrar que o escuro da safira não deve prevalecer sobre a clareza que a pedra oferece, pois diminui o seu valor. Assim como as acinzentadas ou muito claras. Isso não significa que elas não sejam valiosas e preciosas, apenas possuem um valor de mercado mais baixo.

Safira amarela

A safira amarela vem da safra de Sri Lanka e pode ter variações de pedras brilhantes e bastante saturadas. Existe também safira amarela de tons tão quentes que podem chegar ao laranja.

duas pedras safira amarelas em frente a um fundo branco

Essa é uma pedra muito usada em anéis de casamento, por ter uma coloração mais brilhante e jovial. Além disso, atualmente, é uma joia utilizada para representar a coragem e prosperidade, também servindo como um amuleto de proteção contra energias negativas.

Safira rosa

A safira rosa é uma pedra totalmente saturada e possui uma cor brilhante extremamente atraente. O rosa pode variar, indo do rosa bebê ao fúcsia vívido. É também uma joia muito presente em anéis de noivado e super amada pelas celebridades, como Lady Gaga.

6 modelos de anéis para usar no dedo indicador!

vista de duas safiras cor-de-rosa, uma vista de frente e a outra de lado em frente a um fundo branco

Muitos lapidários procuram fazer os cortes de maneira que permita a entrada de luz para um maior reflexo por meio da pedra. A safira rosa possui um grande poder de emitir a luz e as cores ideais.

Safira padparadscha

Essa pedra safira é encontrada em um tom de pôr do sol, sendo extremamente raras não só para safira, mas entre todas as outras joias. Sua cor varia do laranja rosado e do rosa-claro. A palavra padparadscha é derivada do termo sânscrito, flor de lótus tropical. São pedras muito valiosas e que valem a pena o investimento!

vista de varias pedras safira padparadscha em frente a um fundo branco

Safira roxa

A safira roxa compartilha da sua tonalidade com outra pedra preciosa, a ametista. Existem pequenas variações entre os tons dessas duas pedras, sendo uma característica em comum. Esse tipo é considerado raro entre as safiras e não requer tratamento térmico ou aprimoramento para realçar a cor brilhante.

vista de diversas pedras de safira roxa reunidas em cima de um fundo branco

Safira laranja

Tipos cheios de calor e totalmente brilhantes, podendo ter uma variação entre o amarelo-laranja e laranja queimado. Essa pedra safira é semelhante à cornalina, exibindo uma tonalidade forte de laranja e próxima do avermelhado.

vista de três pedras tipo safira na cor laranja em frente a um fundo escuro

Esse tom de cor se deve à união de oligoelementos (ou microminerais), com o cromo fornecendo o vermelho e o ferro para o amarelo, resultando em uma cor alaranjada ou tom de âmbar ardente.

Safira verde

Esses tipos de pedra são populares, mas não tão valiosas quanto as outras. Isso tudo devido à fraca saturação. Ao contrário das esmeraldas, as safiras verdes variam entre menta a azeitona e verde-floresta.

vista de frente de uma pedra safira verde em um fundo branco

É possível até mesmo existir tons amarelos, o que resulta em um tom de verde-oliva. Por mais que não sejam tão valiosas, a sua popularidade tem aumentado nos últimos anos. Ela é conhecida como pedra da tranquilidade, por conta de sua coloração calma e serena.

Como usar a pedra safira no dia a dia?

A pedra de safira é elegante e clássica, sendo ótima para usar em eventos mais formais. Ela é perfeita em anéis, brincos, colares e pulseiras. Quando estiver fazendo o uso dessa pedra, é interessante fazer o uso de roupas em uma camada de combinações, mas que juntas passem a sensação de imagem única.

Saiba o que são os looks clássicos e como criar o seu!

Você pode fazer o uso de roupas que possuem tecidos mais chamativos ou com outras cores mais vivas. Independentemente da joia que você usar, seja brinco ou colar, a safira ainda conseguirá se tornar visível no seu look!

vista de um colo feminino com colares e anéis com acabamento de pedra em safira

Para as pessoas que buscam uma joia que transmita tranquilidade e afaste todas as energias ruins, a pedra de safira é a escolha certa. Investir em uma safira é também investir na redução de estresse e mais paz, seja espiritual, físico e mentalmente.

Gostou do nosso conteúdo? Não se esqueça de deixar o seu comentário e seguir as nossas redes sociais para ficar por dentro de tudo o que acontece aqui na Joiasgold.

Esperamos que aproveite a visita e até a próxima!

5/5 - (Total de avaliações: 1)
Photo of author

Autor: Joiasgold

Deixe um comentário