O que é zircônia? Conheça e saiba as vantagens dessa pedra preciosa

Cada vez mais usada na produção de joias e acessórios, a zircônia caiu na graça das mulheres e tornou-se a imitação mais famosa do diamante. Moderna, ela garante composições elegantes e cheias de estilo.

Mas você sabe o que é zircônia e como essa pedra preciosa é produzida? No conteúdo de hoje, vamos responder essas e outras dúvidas sobre o assunto, além de compartilhar dicas de como limpar as peças feitas a partir dela.

Continue lendo e aproveite!

O que é uma pedra zircônia?

Produzida com óxido de zircônio (ZrO2), a zircônia é uma pedra considerada artificial. Apesar de ser semelhante a um diamante, ela conta com baixo custo de produção, sendo uma alternativa mais barata. Na produção, ela pode ganhar forma como uma pedra incolor ou colorida (vermelho, roxo, rosa, verde e outras colorações).

vista de três pedras de zircônia cor de rosa

Resumindo a resposta sobre o que é zircônia, podemos dizer que ela é uma pedra sofisticada, de alta qualidade e que garante beleza aos looks para o dia a dia e ocasiões especiais.

Quais são os tipos de zircônia?

Existem dois tipos de zircônia: natural e cúbica. A zircônia natural é rara e encontrada na natureza sem cor e com a mesma resistência do diamante.

Já a zircônia cúbica é produzida sinteticamente em laboratório. Por ser feita em grandes quantidades, é esse o tipo de zircônia usado na confecção de joias e acessórios.

Qual a durabilidade da zircônia?

Os dois tipos de zircônia são resistentes e contam com alta durabilidade. Mas, geralmente, a natural tem uma vida útil maior. Isso porque ela precisa de menos cuidados.

Para manter o brilho, a zircônia cúbica tem a necessidade de passar por constantes polimentos, sendo exposta a maiores chances de riscar ou lascar durante o procedimento. Ambas, se cuidadas da forma correta, podem durar por muitos anos ou, até mesmo, por uma vida inteira. Então, o segredo é o zelo que você tem com a sua joia de zircônia.

Dentre os cuidados, você deve evitar que a peça entre em contato com produtos químicos ou perfumes, tirar quando for tomar banho e guardá-la no lugar adequado.

Como saber se a zircônia é verdadeira?

Agora que você aprendeu o que é zircônia, é importante saber se ela é mesmo verdadeira. A boa notícia é que esse processo é fácil!

Como já falamos anteriormente, a zircônia é uma pedra produzida em laboratório. Por esse motivo, ela é perfeita — não à toa é facilmente confundida com diamante.

A marca registrada dessa pedra é o peso. Enquanto as outras pedras são mais leves, a zircônia costuma ser pesada. Então, se deseja saber se a pedra é verdadeira, pegue a suposta joia com zircônia e outra com material diferente. Se os dois acessórios tiverem o mesmo peso ou a joia de zircônia for mais leve, as chances de não ser zircônia são maiores.

Qual a diferença entre zircônia e diamante?

A primeira e principal diferença está na formação das duas pedras. O diamante é uma pedra preciosa natural que surge dentro do manto terrestre em temperaturas altíssimas. Ao contrário da zircônia, que normalmente é produzida de forma artificial.

Outra diferença está no brilho. Os diamantes contam com uma capacidade única de refletir as cores do arco-íris (violeta, vermelho, anil, laranja, azul, amarelo e verde).

As joias feitas com zircônia também são repletas de brilho, porém, trata-se de um brilho natural e sem cor. Além disso, a zircônia pode escurecer com o tempo, o que não ocorre com o diamante.

Ear cuff: o que é e como usar? Veja inspirações!

Quais são as cores da zircônia?

As zircônias podem ser encontradas em diferentes cores. Dentre elas, temos:

Várias cores de pedras de zirconias
  • Branco;
  • Laranja;
  • Vermelho;
  • Verde;
  • Azul;
  • Roxo;
  • Rosa;
  • Amarelo;
  • Marrom;
  • Preto;
  • Lilás;
  • Outras.

Cada uma dessas cores conta ainda com diversas variações de tonalidades. Ou seja, são infinitas opções!

Em relação aos acessórios, é possível encontrar zircônia em peças como: anéis, brincos, colares, gargantilhas, chokers, pulseiras, piercings, alianças e tornozeleiras.

Como limpar anel de zircônia?

Para limpar anéis de zircônia e outras peças que levam este tipo de pedra, vamos usar água morna (não pode ser fervente) e detergente neutro. Depois de aquecer a água, passe detergente em uma flanela ou escova e esfregue cuidadosamente sobre a peça. Repita até que a joia esteja completamente limpa.

Pessoa limpando joias com pedra de zirconias em uma xicara.

Se deseja clarear o item, basta mergulhá-lo em um recipiente com água morna e detergente neutro. Passados alguns minutos, você deve retirá-lo do refratário e enxaguá-lo em água corrente. Finalize secando a joia.

Agora que você sabe o que é zircônia, as características da pedra e como limpar as peças feitas com ela, que tal conferir os lindos brincos que temos feitos com este material?

São opções de brincos de zircônia em 18K de diversas malhas, modelos e cores. Acesse a página e veja os detalhes!

Avalie este post
Photo of author

Autor: Joiasgold

Deixe um comentário