Saiba como tirar o brinco de farmácia e colocar um novo

Brincos de farmácia podem ser bem difíceis de serem retirados, pois possuem uma trava de segurança. Por esse motivo, é muito comum ter dúvidas sobre qual é o procedimento correto para tirar essa peça. E a verdade é que esse processo precisa ser feito com muito cuidado e paciência. Afinal, um furo na orelha é uma lesão que está em processo de cicatrização e pode inflamar.

Por isso, preparamos este conteúdo para você! Elaboramos um passo a passo de como tirar o brinco de farmácia com segurança e facilidade e, é claro, colocar uma nova joia no lugar. Continue na página para conferir todas as informações. Boa leitura!

1. Lave bem as mãos

O furo na orelha, querendo ou não, é uma pequena lesão que está em processo de cicatrização. Por esse motivo, é muito importante que tudo esteja bem higienizado antes de tocar no brinco. Lave bem as mãos com água e sabão, seque-as com uma toalha de papel ou um pano bem limpo e, por último, passe gel antisséptico.

vista lateral de duas mãos femininas sendo lavadas em baixo de uma torneira

Caso você tenha cabelo comprido, prenda-o em um rabo de cavalo antes de higienizar as mãos. Dessa forma, você não correrá o risco de molhar o cabelo ou enroscá-lo no brinco.

2. Limpe as orelhas e os brincos

Agora que as mãos já estão limpas, é hora de higienizar as orelhas e os brincos. Pegue um pedaço de algodão, gaze ou cotonete e molhe-o com soro fisiológico. Em seguida, passe esse material em todo o lóbulo e no brinco. Caso você tenha mais de um furo na orelha, recomendamos limpar em volta das outras joias também.

Mãos femininas limpando a orelha de uma criança que perfurou as orelhas com um cotonete

Após isso, deixe o local secar ao ar livre, ou seja, nada de panos, passar a mão, papel ou outros! Pode demorar um minutinho, mas secar sozinho é a melhor forma para evitar a contaminação do local.

Além disso, as joias precisam de cuidados específicos e estar sempre limpas para evitar contaminação. Brincos de diferentes materiais precisam ser higienizados de maneiras distintas para manter a qualidade das peças. Por exemplo, para limpar joias de ouro, existem produtos específicos que podem ser usados e outros não, por isso, fique atento.

3. Gire o brinco dentro do furo

Com muito cuidado e leveza, gire o brinco ainda dentro do furo. Se você sentir muita dor ou um incômodo grande, pode significar que sua orelha está inflamada e o furo ainda não cicatrizou completamente. Caso isso aconteça, nossa recomendação é que você não troque o brinco ainda e deixe por mais uma semana (mantendo os cuidados), até que não sinta mais dor e esteja cicatrizado.

4. Posicione as mãos

Com uma das mãos, usando os dedos indicador e polegar, segure a parte da frente do brinco. Enquanto isso, com a outra mão, também usando o indicador e polegar, segure a tarraxa. Segure ambas as partes com firmeza, para que nenhuma caia no chão.

5. Retire a tarraxa

As tarraxas dos brincos de farmácia costumam ser bem chatas de serem tiradas, afinal, elas possuem uma espécie de trava para que a joia não saia do lugar. Por isso, durante o processo de retirada dessa peça, é preciso ter cuidado e paciência.

Puxe a tarraxa gentilmente, ainda segurando a parte da frente do brinco para que não machuque ou irrite o furo. Mas, atenção, não tente retirar as duas partes (tarraxa e brinco) ao mesmo tempo, isso só será mais doloroso e pode alargar o furo.

6. Retire a peça

Após retirar a tarraxa, tire o brinco com calma puxando-o para fora do furo. Essa é a parte mais tranquila de todo o processo. Antes de trocar de joia, você pode passar um novo cotonete, gaze ou algodão umedecido com soro fisiológico para limpar mais uma vez o local. Mesmo que esteja irritado, não use pomadas e deixe o local cicatrizar sozinho com o tempo.

7. Coloque um novo brinco imediatamente

Agora que você já retirou o brinco de farmácia, está na hora de trocar sua joia. O recomendado é colocar uma peça nova e limpa logo após retirar, afinal, o buraco facilmente se fecha, e caso isso aconteça pode ser que você precise perfurar novamente. Além disso, recomendamos que você use brincos menores, como pequenas argolas ou brincos de bola.

vista de uma orelha feminina com brincos e piercings dourados

Quanto tempo após furar a orelha pode trocar o brinco?

Caso tudo esteja bem com a perfuração e ela não apresente nenhum sinal de inflamação (como vermelhidão e dor), a joia pode ser trocada depois de três meses. Esse é o tempo indicado para a troca de brinco, pois o tecido já está cicatrizado o suficiente para não agredir o local.

Vale ressaltar que com três meses a perfuração ainda não está totalmente cicatrizada, e sim apenas o suficiente para que não ocorram problemas.

O que não se deve fazer depois de furar a orelha?

Primeiramente, a joia não deve ser trocada antes de três meses, conforme mencionado. Além disso, utilize apenas joias de qualidade, evitando bijuterias que podem causar reações alérgicas. Outra recomendação dos profissionais da área é evitar mergulhar na piscina e no mar. Esses locais possuem diversas substâncias que podem causar irritações e inflamações.

Por último, evite alimentos gordurosos, como chocolate, amendoim e carnes vermelhas em excesso, além da exposição excessiva ao sol. Todos esses citados interferem muito na cicatrização do furo, por isso devem ser evitados.

Pronto, agora você sabe o passo a passo de como tirar brinco de farmácia com segurança, tranquilidade e menores chances de problemas na perfuração. Esperamos que você tenha gostado deste texto. Aproveite o conteúdo que preparamos com dicas para escolher brinco de festa. Te esperamos no próximo post!

5/5 - (Total de avaliações: 3)
Photo of author

Autor: Joiasgold

Deixe um comentário