O que é ouro branco? Como é feito? Como usar em acessórios?

A cada dia o ouro branco tem se tornado mais popular e conquistado mais espaço no mundo da joalheria. Com uma tonalidade prateada e brilhante, ele é a escolha perfeita para quem planeja montar um look clássico e elegante. Mas o que exatamente é o ouro branco? Como ele é feito? E como é possível utilizá-lo em diferentes tipos de joias?

vista de frente de um colo feminino com mãos apoiadas exibindo joias de ouro branco

Continue a sua leitura e venha conferir a resposta para todas essas perguntas. Confira agora mesmo com a JoiasGold!

O que é ouro branco?

O ouro branco é uma substância muito utilizada em joias. Se trata de uma liga metálica que mistura o ouro puro e outros materiais, como prata, ródio e paládio. Essa mistura é feita para as peças apresentarem mais brilho, durabilidade e, é claro, a cor mais clara.

Esse material foi desenvolvido, principalmente, para substituir a platina, um material de transição branco muito utilizado em acessórios. Acontece que esse material é muito raro na natureza, tornando os custos das peças muito elevados, maiores do que, até mesmo, o ouro e a prata.

Como é feito ouro branco?

Conforme comentado anteriormente, o ouro branco é resultado da mistura de diversas substâncias. Os elementos são derretidos em uma temperatura muito alta, que pode variar entre 1400 °C e 1500 °C. Após fundidos, são colocados em um molde no formato desejado até que resfriem e solidifiquem.

vista de frente de alguns brincos de ouro branco na frente de um fundo branco

Basicamente, a liga metálica é comporta por 75% ouro 24k (quilates) e 25% de outros materiais (como prata, paládio, ródio e em alguns casos, o níquel). Apesar disso, essa porcentagem pode ser alterada dependendo dos metais utilizados.

Qual é a diferença entre ouro e ouro branco?

O ouro é um elemento químico encontrado na natureza e muito popular por sua cor amarela brilhante. Já o ouro branco, é um tipo de liga metálica feita a partir da combinação do ouro puro com outros metais, como o paládio, prata ou níquel. Ou seja, a principal diferença entre ouro e ouro branco está na composição dos materiais.

O ouro puro é considerado um material caro, por isso, o ouro branco é utilizado nas joalherias como uma alternativa mais barata para o material. Além disso, o ouro é um material macio e maleável, enquanto o branco é considerado mais resistente a arranhões e amassados e também mais durável.

vista de perfil de uma modelo usando joias de ouro amarelo e ouro branco

Uma curiosidade é que, pelo ouro puro ser bastante maleável, as peças amareladas que estamos acostumados são confeccionadas utilizando uma mistura com cobre ou zinco, pois assim as joias se tornam mais duráveis.

Como saber se a peça é de ouro branco?

Existem diversas características visuais e da composição da peça que podem ser analisadas para descobrir se realmente é ouro branco. Confira algumas dicas que selecionamos para você garantir que sua joia é verdadeira:

1. Analise a gravura na peça

As peças de ouro branco possuem uma marcação indicando a pureza do ouro e dos outros metais que compõem a liga metálica. Vale ressaltar que para ser considerado ouro branco, a peça precisa ter mais de 10K, e as mais comuns são: 14K, 18K (que também pode aparecer como 750) ou 24K. As gravações ficam localizadas na parte interna da peça.

anel de ouro branco com pedra brilhante em frente a um fundo branco

2. Aproxime a joia de um ímã

Se você aproximar um ímã da sua joia de ouro branco, ele não deve ser atraído, afinal, esse material não é magnético. Apesar de ser um método eficaz, não é infalível. Afinal, o ouro branco é uma liga metálica que contém outros metais em sua composição e estes podem ser magnéticos.

Aproveite e confira também nosso post com dicas sobre como saber se o ouro é puro. Acesse!

3. Observe a cor da peça

A cor do ouro branco pode ser muito semelhante a outros metais brancos, como a prata e a platina. Nesse caso, é necessário examinar a marcação e composição química da peça. Mas, em caso de comparação com o ouro puro, a diferença de cor é visível, pois a peça não possui o amarelo brilhante do ouro puro.

anel e colar de ouro branco, ambos com pedras em um tom de azul na frente de um fundo neutro

4. Leve a joia para uma joalheria de confiança

O teste químico é a forma mais confiável e segura para determinar a composição do metal. Ele deve ser realizado por um profissional qualificado em uma joalheira, e envolve o uso de ácidos para identificar a presença de ouro e outros metais. Por esse motivo, leve a peça para um joalheiro que você confie.

vista de duas mãos entregando um colar de ouro branco para uma joalheria

Quanto tempo dura um ouro branco?

Depende muito! A durabilidade do ouro branco pode variar conforme o material e o uso e cuidado com a peça ao longo do tempo. Com o uso diário, é comum que as peças sofram arranhões e desgastes. Apesar disso, a durabilidade pode ser estendida com os cuidados adequados, como retirar a peça durante atividades físicas, evitar mexer em produtos de limpeza e outros.

Além disso, o banho de ródio também pode ajudar a melhorar a aparência da peça e protegê-las da oxidação e do desgaste. Esse é um processo no qual o ouro branco passa e um certo revestimento cobre o item. No geral, um bom banho de ródio pode durar de 1 a 3 anos, dependendo do uso e cuidado da joia.

No entanto, é importante notar que a durabilidade de uma joia de ouro branco não é medida em anos, mas sim em décadas ou séculos, quando cuidada adequadamente e mantida em boas condições.

Se quer manter suas peças bem cuidadas por mais tempo, confira nosso post com o passo a passo de como limpar peças de ouro. Veja!

Quais são os tipos de acessórios de ouro branco?

Diversos acessórios podem ser feitos de ouro branco, desde joias mais delicadas e clássicas, até peças mais robustas e modernas. Os anéis são muito comuns, sendo super populares em anéis de noivado, diferentes tipos de aliança, anéis de formatura e outros. Eles podem ter pedras preciosas ou diamantes como detalhe.

dois brincos e dois anéis de ouro branco com pedras azuis em frente a um fundo branco

Outro grande sucesso são os brincos e colares, que trazem um ar muito elegante e sofisticado para o visual. As pulseiras também não ficam de fora! Elas podem ser usadas como uma peça de destaque ou como parte de um conjunto de joias combinando.

Todas as peças podem ter acabamento simples ou apresentar diamantes e pedras preciosas para um toque extra de glamour.

No geral, são acessórios muito populares para aqueles que querem um visual elegante e vão do clássico ao moderno. São super versáteis e podem ser usados em diversas ocasiões. Basta combiná-los com outras joias e você terá um visual personalizado!

Esperamos que tenha gostado desse post! Continue acompanhando o blog da JoiasGold para mais conteúdos como esse. Nos vemos nos próximos textos!

Avalie este post
Photo of author

Autor: Joiasgold

Deixe um comentário