Como limpar ouro e manter suas joias sempre lindas!

As joias de ouro são sempre excelentes opções de presentes para eternizar um momento especial, pois trazem uma simbologia que representam sentimentos nobres, como o amor e a amizade.

São peças de alto valor que apresentam muita qualidade, mas mesmo uma joia de ouro 18k (com ou sem pedras preciosas) precisa de cuidados especiais para que suas características de beleza, dureza e brilho sejam preservadas.

foto de cima de porta joia com varios brincos de ouro de argola

Apesar de serem fabricadas em material nobre, como o ouro amarelo, branco ou rosé, alguns cuidados rotineiros são essenciais para evitar que suas joias oxidem, risquem ou até mesmo quebrem (dependendo da espessura da peça). E, dentre esses cuidados, a limpeza correta das joias é o principal procedimento que você deve se atentar.

Pensando nisso, vamos trazer para você dicas de como limpar ouro para cuidar das suas joias da forma correta. Aproveite a leitura!

Afinal, como limpar joias em ouro?

Hoje em dia, existem diversos procedimentos usados para limpar peças de ouro, de modo que você consiga efetuar a limpeza com produtos que usa na rotina. Mas vale lembrar que isso é indicado apenas para uma limpeza mais simples, para retirar a impurezas corriqueiras do dia a dia.

Confira o que você pode fazer para limpar suas joias de ouro:

1. Use água morna e detergente neutro

Pelo menos 1 vez por mês, você pode lavar suas joias de ouro com água morna e detergente neutro. Pegue uma escova de dente de cerdas macias, esfregue o detergente suavemente para remover os resquícios de sujeira e enxágue com água morna. Após lavar suas joias, pegue uma flanela limpa e seca para finalizar o serviço.

Esse procedimento pode ser feito tranquilamente em joias que possuam pedras preciosas, sem comprometer a qualidade e a beleza da sua peça.

2. Aplique pasta de dente

Outros produtos que você tem facilmente na sua casa é a pasta de dente e, assim como ela funciona para limpar prata, também é possível usar esse produto para limpar suas joias de ouro. A pasta possui flúor, que é um ativo muito eficaz na limpeza.

Mas atenção: opte sempre pelas opções de pastas sem coloração, pois os corantes podem alterar as características das suas peças de ouro.

E o procedimento é bem simples, basta molhar a peça na água, passar a pasta de dente esfregando suavemente a corrente com os dedos ou com o auxílio de um pano. Deixe agir por alguns minutos e enxágue a peça em água corrente. Seque com a ajuda de uma flanela e guarde em um local apropriado.

3. Use amônia para limpar peça lisas

A amônia é uma poderosa substância química e também pode ser utilizada para efetuar a limpeza de joias, mas é necessário um pouco de cuidado para efetuar a limpeza. Não é indicado utilizar esse método com frequência, apenas quando a sua peça de ouro precisar de uma limpeza mais profunda.

Para efetuar a limpeza com a amônia, faça uma solução com um copo de água e uma colher de sopa de amônia e deixe de a peça de molho por, no máximo, 1 minuto. Enxágue bem em água corrente.

Efetue o procedimento sempre usando máscara e luvas descartáveis para lidar com a amônia, visto que ela pode ser tóxica. E atenção: não utilize esse método para efetuar a limpeza em joias com pedras preciosas, visto que a amônia pode ter um efeito diferente nas pedras do que no ouro.

4. Limpe peças de ouro com bicarbonato de sódio

Outro produto que também pode ser utilizado para limpar peças de ouro é o bicarbonato de sódio. E o processo é bem simples: basta misturar 1 litro de água, 3 colheres de sopa de sal e 3 colheres de bicarbonato de sódio em um recipiente.

Então, use pedaços de papel alumínio e os moldes de modo a conseguir fazer uma espécie de recipiente para deixar suas joias de molho na solução de bicarbonato. Deixe as joias de molho por 10 minutos, retire-as e seque com uma flanela para deixá-las brilhando novamente.

5. Limpe suas peças de ouro com vinagre

Esse produto é verdadeiro coringa, não é mesmo? Suas propriedades vão muito além de temperar salada e fazer bem para a saúde. Para utilizá-lo para limpar suas joias de ouro, molhe um bom pedaço de algodão com o vinagre e passe sobre as joias, enxaguando em água corrente fria na sequência.

Cuidados gerais com suas joias de ouro

Além desses métodos eficazes para limpar suas joias de ouro, também existem alguns cuidados que você pode se atentar para preservar melhor as suas peças. Confira:

  • Sempre lembre de tirar suas joias quando for lidar produtos químicos;
  • Sempre tire suas peças antes de tomar banho e de entrar na piscina ou no mar;
  • Sempre, antes de guardá-las, limpe-as com uma flanela macia para tirar o pó;
  • Se possível, guarde-as individualmente em um porta-joias com revestimento aveludado para evitar que o contato com outros acessórios que possam riscá-las.

Atualmente, há inúmeros produtos no mercado que prometem fazer a limpeza e devolver o brilho para as joias em ouro em casa, contudo caso você perceba que a joia está perdendo o brilho, leve-a para um ourives para que ele faça o devido polimento.

O que pode danificar uma joia em ouro 18k?

Apesar de ser um metal extremamente resistente e valioso, o ouro 18k pode oxidar, ficando sem brilho e com uma cor diferente de quando você comprou. Caso as joias de ouro sofram pancadas ou impactos, elas também podem riscar, amassar e até quebrar, então, tenha o máximo de cuidado com suas peças.

Outro cuidado que você precisa ter com suas joias de ouro é com relação ao uso de produtos químicos, ou seja, evite lidar com produtos de limpeza, sabonetes, shampoos e perfumes usando as peças, já que as substâncias contidas nesses itens danificar o material.

Até mesmo substâncias que o nosso próprio corpo produz, como suor e excesso de ácido úrico, podem colaborar com a oxidação da sua peça de ouro, então, também evite praticar exercícios físicos usando suas joias.

Cuidados com joias com pedras preciosas

Não é raro que as joias de ouro também tenham pedras preciosas acopladas. E elas também precisam de cuidados. Independente da gema preciosa, é sempre recomendado evitar o uso de produtos químicos e algumas delas possuem certas particularidades. Confira abaixo algumas das que precisam de um tratamento especial:

brincos com pedras preciosas e cuidados com esses acessorios

Cuidado com as pérolas

As pérolas são porosas e, por isso, arranham com facilidade, então, sempre as guarde individualmente. Além disso, quanto mais usar suas joias com essa gema preciosa, mais brilho ela terá, pois a oleosidade da pele colabora com o processo. Entretanto, limpe-as com uma flanela para tirar o pó e a poluição sempre antes de guardá-la.

porta joia com acessorios femininos de perola

Cuidado com os diamantes

Apesar de ser considerada a gema preciosa mais dura do planeta, isso não significa que seja inquebrável, pelo contrário, é importante ter muito cuidado com quedas, pois os diamantes podem trincar.

foto de mulher segurando anel de diamante

Além disso, evite ficar acariciando as joias com diamante. Para limpá-lo, o ideal é usar apenas uma flanela macia, ou levar até um profissional especializado, porque, com certeza, a joia pode conter outras pedras preciosas e até metais, como ouro ou platina.

Guarde-os individualmente, pois certamente o diamante irá riscar outras gemas preciosas ou até mesmo uma joia com outro diamante.

Com essas dicas de cuidados com as joias, com certeza você terá um modelo belíssimo por muitas em muitas gerações!

Aproveite e leia também:

5/5 - (Total de avaliações: 1)
Photo of author

Autor: Joiasgold

Deixe um comentário