Como saber se é ouro? Aprenda a identificar com 5 dicas

As joias de ouro são as mais procuradas por diversos motivos, tais quais a duração prolongada — ou melhor, infinita —, a resistência e a beleza estonteante. Contudo, é muito comum que algumas pessoas fiquem com a pulga atrás da orelha com algum acessório e queira testar se é ou não é de ouro, como aquela peça que você pagou barato na promoção ou uma herança da avó.

Acabe de uma vez por todas com as suas dúvidas e confira nossas dicas de como saber se é ouro de verdade!

foto de cima de acessório em ouro e maos

1. Analise as marcações internas da joia

Se você quer descobrir se uma joia é de ouro, a primeira dica é analisar as marcações no interior da peça, seja um anel, corrente, brinco ou qualquer outro acessório.

dois aneis com pedras azuis e transparentes lado a lado em superfície branca

As joalherias costumam deixar indicações nas joias, como os números 18k ou 750 que indicam a quantidade de quilates de ouro, essa é uma importante pista de que sua joia de ouro é verdadeira.

No entanto, algumas falsificações podem até mesmo incluir essas marcações, por isso, o que vale verdadeiramente a pena é comprar joias em joalherias confiáveis que trabalham de forma correta.

Agora, se mesmo assim você ainda tem dúvidas e quer saber se é ouro mesmo, é conveniente realizar alguns outros testes para saber se é ouro ou apenas pagou caro por uma bijuteria.

Descobriu que sua peça é de ouro? Entenda mais sobre esse metal nobre e como cuidar de joias de ouro!

2. Use um ímã para saber se é ouro mesmo

Esse é um dos métodos mais simples para descobrir se é uma joia é de ouro ou não, mas, antes de qualquer peço, queremos avisar que não adianta fazer esse teste com um ímã de geladeira, fininho e leve. É necessário usar um ímã forte e espesso, como os vendidos em materiais de construção.

Aproxime a peça que supostamente seja de ouro do ímã e, caso ela seja atraída, não tem como o acessório ser de ouro. Se não houver nenhum tipo de atração, agora você pode ter a certeza de que sua joia é ouro, dado que o ouro é um metal que não é magnético, logo, não pode ser atraído por um ímã.

Você já conhece as joias em ouro negro? Saiba mais sobre essas perfeições em nosso blog!

3. Constate a veracidade do ouro com vinagre

O vinagre tem muitas utilidades em razão de suas propriedades e mais uma de suas funções é poder servir para identificar se uma joia é de ouro ou não. No entanto, é essencial avisar que, por ser um produto com substâncias fortíssimas, o vinagre pode danificar o seu acessório, então, caso tenha receio, prefira levar a peça a uma joalheria confiável.

Se ainda assim quer saber como saber se é ouro usando vinagre, saiba que é muito simples, é só limpar a peça muito bem e aplicar três gotas de vinagre em alguma parte da joia. Depois, analise se houve alguma reação que alterou a cor do acessório, uma vez que o ouro não oxida, ele não deve mudar de cor em contato com o vinagre.

Essa é uma ótima opção para identificar se a peça é de ouro branco ou de prata, contudo, tenha cuidado para não acabar perdendo um acessório de que gosta muito.

4. Utilize ácido nítrico para identificar se é ouro

Mais uma dica muito eficiente, mas que pode causar avarias à joia, principalmente se ela não for de ouro. Contudo, se você quer testar de forma eficiente e saber se é ouro de uma vez por toda, o ácido nítrico é um reagente utilizado há muitos anos para colocar a veracidade do ouro à prova.

Antes de tudo, é importante saliente que o ácido é corrosivo e, por isso, precisará de muita cautela durante o teste. Para identificar se é ou não ouro com ácido cítrico, escolha um recipiente de aço inoxidável, coloque a peça dentro dele, pingue uma ou duas gotas sobre o acessório e espera alguns minutos. Após isso, avalie se houve ou não mudança na cor da joia:

  • Nenhuma alteração na cor da peça indica que ela é de ouro mesmo;
  • Mudança para um tom esverdeado identifica um acessório banhado a ouro;
  • Variação para uma cor esbranquiçada aponta uma joia de prata folheada a ouro.

5. Descubra se é ouro mesmo usando cerâmica

Basta um pequeno pedaço de uma peça de cerâmica para realizar esse teste e saber se é ouro ou se sua peça é uma bijuteria. Uma sugestão para não arriscar danificar um objeto de cerâmica é utilizar a parte não aparente da peça, como a base de um prato ou de uma xícara de cerâmica, por exemplo.

Primeiramente, é importante salientar que algumas joias possuem arestas e vincos que riscariam qualquer superfície, por isso, passe sobre a cerâmica uma parte lisa e plana da joia. Pegue a joia de ouro que deseja testar e esfregue-a sobre a cerâmica. Caso fique uma marca escurecida sem nenhum resquício dourado, como um risco unicamente preto, infelizmente a peça não é de ouro.

Essa dica funciona com outros tipos de ouro também, como no caso do ouro rosé, a diferença é que a cor do risco terá uma pigmentação com fragmentos rosado e não dourado.

Gostou desse conteúdo? Adoramos trazer informações sobre peças de ouro para você, por isso, que tal entender por que as joias de ouro são mais recomendadas para bebês e crianças? Assim entende melhor sobre o assunto e, se quiser presentear uma pequena, não erra a joia de jeito nenhum. Aproveite!

4.3/5 - (Total de avaliações: 29)
Photo of author

Autor: Joiasgold

2 comentários em “Como saber se é ouro? Aprenda a identificar com 5 dicas”

Deixe um comentário