Conheça os 4 metais preciosos mais usados em joias

Todos os metais preciosos possuem características próprias, que variam entre brilho, durabilidade e proteção contra alergias. Conhecer os diferentes tipos de metais pode ajudar você a escolher um presente para alguém que você ama ou para você mesmo. No texto de hoje, você vai conhecer os metais mais preciosos em peças de joalherias. Continue rolando!

Vista de cima de dois anéis com pedras brilhantes em cima de um fundo rosa

Você também pode se interessar: Tipos de aliança: como escolher a sua? Entenda!

1. Ouro

Quando o ouro é puro ele tem 24 quilates, termo usado para medir a pureza do ouro, sendo que um quilate é equivalente a 1/24 partes do ouro puro. O ouro é muito maleável e por isso precisa ser incorporado em outros materiais como prata e cobre para a confecção de joias. A composição de ouro mais comum em acessórios é a de ouro de 14 ou 18 quilates.

As joias em ouro são comumente encontradas na cor dourada, o que faz as pessoas pensarem que essa é a única cor existente nesse metal precioso. Mas, graças a necessidade de junção com outros metais preciosos, é possível encontrar modelos de corrente em ouro branco, rosê ou negro.

Ouro rosêanel de ouro roseOuro brancoescapulário de prata em frente a um fundo branco
Ouro negropar de brincos feitos em ouro negro com aplicações de pedras azuis
75% de ouro e 25% cobrepar de brincos confeccionados em ouro rosé75% de ouro e 25% prataanel de prata com aplicações de pedras transparentes
Ouro amarelo + revestimentocolar feminino confeccionado em ouro amarelo com um pingente de pedra azul
As joias com ouro rosê são feitas com uma liga de ouro amarelo em conjunto com o cobre e outros metais. O ouro é o componente mais abundante, mas é o cobre que dá a coloração mais rosada.Pingente de puro rose com pedraAs em ouro branco são elaboradas utilizando uma liga de ouro amarelo combinada com outros metais brancos, como prata, paládio, níquel ou zinco. Essa combinação de metais cria a cor branca característica.Dois brincos de prata em formato de coração em cima de um fundo branco


Joias em ouro negro são criadas por meio de um processo de tratamento de superfície do ouro, resultando em uma aparência escura ou preta. Então, o ouro negro não é uma cor natural, mas sim um revestimento aplicado sobre o metal para obter essa tonalidade.anel confeccionado em outro negro com uma pedra azul posicionada no topo

Aproveite para ler também: Sofisticado e elegante, conheça o que é ouro branco

2. Prata

A prata é um metal precioso extremamente utilizado na confecção de alianças de compromissos. As joias elaboradas nesta liga são muito procuradas, já que são antimicrobianas e hipoalergênicas.

vista de duas alianças lisas de prata em cima de um tecido azul

Por ser considerado um material macio, sua maleabilidade permite a criação de peças únicas com detalhes e acabamentos incríveis, se adaptando super bem a diversos gostos e estilos.

Assim como o ouro, a composição de joias em prata precisa de outros metais para enrijecê-las. Em correntes e alianças, a maioria das opções são em pratas 925 ou de 950.

  • Prata 925: conhecida como prata de lei, a prata 925 é composta por 92,5% de prata pura e 7,5% de outros metais, geralmente cobre;
  • Prata 950: A prata 950 também é conhecida como prata fina. Nesse caso, a liga é composta por 95% de prata pura e 5% de outros metais, como cobre ou zinco. É frequentemente utilizada em peças mais valiosas e sofisticadas.

Uma informação bastante importante é que joias em prata ou em ouro não podem oxidar. Se sua joia escureceu, isso não significa que ela não é legítima.

Confira: Como saber se é ouro? Aprenda a identificar com 5 dicas

3. Ródio

O ródio é um metal precioso que serve especialmente para dar acabamentos em peças com ouro branco ou prata, conhecido também como banho de ródio. É um metal bastante raro e por isso tem seu valor mais agregado.

par de brincos e duo de anéis confeccionados em ródio com aplicação de pedras

Por ser um metal pertencente à mesma família da platina, as peças são mais resistentes e com muito brilho. Outro benefício dessa liga é a durabilidade e resistência à corrosão.

O banho de ródio em ouro branco deixa as peças com muito mais brilho e resistência. Existe também, uma versão negra do metal, que apesar de possuir a mesma composição, contém um corante especial: o grafite escuro.

O revestimento é aplicado na peça através de um processo chamado eletrodeposição. A peça é imersa em um banho eletrolítico que contém sais de ródio dissolvidos. Durante o processo, uma camada fina e aderente é depositada na superfície da peça. Através do controle do tempo de imersão e da corrente elétrica aplicada, é possível ajustar a espessura do revestimento.

4. Platina

A platina é um metal super raro com cores em prata em tons variados, mais claros ou escuros. Seu brilho é super natural, tem alta durabilidade e resistência à corrosão. É considerado um dos metais mais puros disponíveis no mercado.

Peças em platina são extremamente resistentes e duráveis, joias com essa composição podem durar a vida inteira, com baixíssimos riscos de arranhões, oxidação ou escurecimento das peças.

A platina pura (Pt950) é a mais usada na fabricação de joias. Isso significa que a liga possui uma pureza de 95%, com os outros 5% sendo geralmente metais de liga.

Qual é o metal precioso mais brilhante?

O metal precioso mais brilhante é o ródio. É conhecido por sua excepcional reflexão de luz e brilho, sendo um metal da família da platina. Quando aplicado como um revestimento em joias de ouro branco, prata ou platina, proporciona um acabamento brilhante e altamente reflexivo, realçando a aparência das peças e conferindo-lhes um aspecto mais luxuoso.

anéis prateados posicionados um em cima do outro em frente a um fundo branco

O que vale mais ouro 24K ou 18K?

Sem dúvidas o ouro 24k, por ter sua composição 100% pura. Em composições com 18k, o ouro presente é de cerca de 75% e o restante são outros compostos para dar liga.

vista de um colo feminino com um um colar de ouro amarelo e outras joias do mesmo metal

Leia também:Porque as joias em ouro são mais recomendadas para bebês

Qual é o metal mais caro?

O metal mais caro do mundo é o ródio, por ser extremamente raro de encontrar. Seu valor de mercado chega a ser até 17 vezes mais caro que o valor do ouro.

Quais são os principais metais usados na confecção de joias?

Os metais mais utilizados para a confecção de joias são o ouro e a prata, são mais difundidos e correspondem a uma grande parcela na produção de anéis, brincos e pulseiras.

vista de um par de brincos e de uma corrente de elos grandes feitos em ouro amarelo

Gostou de conhecer os diferentes tipos de metais preciosos utilizados na produção de joias? Neste artigo, exploramos os quatro metais preciosos mais comumente usados na indústria joalheira: ouro, prata, platina e ródio.

Aproveite para conferir também nosso conteúdo sobre como limpar ouro e mantenha suas joias sempre lindas!

Avalie este post
Photo of author

Autor: Joiasgold

Deixe um comentário