Acessórios de debutante: o que usar na festa de 15 anos?

A festa de 15 anos é uma noite de brilho, glamour e pura animação. Também conhecida como festa de debutante, essa é uma ocasião especial que se parece com aqueles filmes cheios de luzes brilhantes, vestidos deslumbrantes e uma dança digna de contos românticos.

A debutante é a protagonista da noite, e todos os olhares estão voltados para ela, afinal, é o seu grande dia! Para tornar a festa ainda mais especial, os acessórios de debutante devem fazer parte do look, que pode contar com algumas joias.

No post de hoje, a Joiasgold te mostra o que usar na festa de 15 anos e mais detalhes dessa tradição que existe há séculos. Continue a leitura e confira!

1. Brincos

A escolha do brinco varia muito e vai conforme o gosto pessoal da debutante, o estilo do vestido e a temática da festa. Aposte em brincos de ouro e prata com pedras e metais preciosos, como a pérola e diamantes. Além disso, os brincos podem ser usados com uma joia de família passada de geração em geração, representando a conexão com a história e tradições familiares!

Brinco debutante e um puseira.

2. Colares

Escolher o colar certo para a debutante pode ser uma tarefa difícil, afinal, vai depender da escolha do vestido. Se o vestido tiver decote, o uso de colar é uma excelente escolha. Agora, se o vestido é fechado, o colar vai se tornar apenas um detalhe e não vai ganhar destaque.

Mas caso faça o uso dos colares, é essencial que o escolhido seja confortável e seguro para a debutante usar durante toda a festa, pois ela estará envolvida em várias atividades, como dançar, cumprimentar convidados e aproveitar a celebração.

Você pode escolher desde colares delicados e discretos até peças mais elaboradas e chamativas, com pedras preciosas, pérolas, ou detalhes em ouro e prata, além de fazer uma combinação de colar e corrente!

3. Pulseiras

Elas são perfeitas e adicionam muito charme para a debutante. As pulseiras podem ser usadas durante a balada ou durante a recepção dos convidados. Assim como os brincos, pulseiras mais delicadas e simples são a escolha certa, chamando a atenção na medida certa.

pulseiras debutante de ouro

Além disso, elas podem ser presentes preciosos de familiares, padrinhos ou amigos próximos, o que adiciona um valor sentimental à peça. Independentemente do tipo usado, as pulseiras complementam o visual da debutante, proporcionando um toque de brilho e sofisticação ao seu traje de gala, enquanto simbolizam a importância desse momento único.

4. Anel de debutante

Uma das joias mais esperadas durante toda a cerimônia de debutante, o anel de 15 anos é entregue pelo amado pai. Em muitas culturas, o anel é um presente tradicional entregue à debutante, representando amor, afeto e cuidado durante a transição para a vida adulta.

Anéis de 15 anos em uma caixa rodeado por flores.

O anel pode ser de ouro ou prata com lindas joias como zircônia, rubi, diamante e mais. O importante é entregar a joia como uma forma de eternizar essa ocasião especial e criar uma conexão sentimental com a festa de debutante ao longo dos anos. Ah, e lembre-se de usar poucos anéis ou então faça uso de modelos mais simples, para que eles não roubem toda a atenção que deve ser do anel de debutante!

5. Gargantilhas

O uso de gargantilhas para debutantes é uma escolha de acessório popular e significativa durante a festa de debutante. Gargantilhas são colares curtos que se ajustam bem ao pescoço, geralmente com um design elegante e adornado. Elas são selecionadas cuidadosamente para complementar o vestido da debutante e realçar sua beleza durante a celebração.

Trés modelos de gargantilha com um ponto de brilhante.

Algumas famílias podem optar por joias mais tradicionais, como pérolas ou diamantes, enquanto outras podem escolher gargantilhas com pedras coloridas ou elementos temáticos que se alinhem com a decoração da festa.

6. Presilhas

Esses acessórios são perfeitos para as debutantes. As presilhas são ótimas para penteados semipreso ou coque baixo. As presilhas podem ser simples e delicadas ou mais elaboradas e decoradas, dependendo do estilo pessoal da debutante e do nível de formalidade da festa.

Modelos de cabelos loiro com uma presilha de pedras preciso e um brinco.

Para debutantes que querem um estilo clássico, é interessante usar presilhas com brilhos e ornamentos. Já para as debutantes moderninhas, formatos florais e coloridos são uma excelente escolha!

7. Coroa

A coroa é um acessório que adiciona um toque de realeza e encanto à festa da debutante. Existem diferentes tipos de coroas com diferentes adornos em joias, como pérolas e diamantes, junto de outros materiais para complementar, como as flores, que podem ser naturais ou artificiais.

Moça com uma cora de pedras em ouro branco

O uso da coroa na festa de debutante está relacionado à ideia de que a debutante é a “rainha” da noite, sendo o centro das atenções e a homenageada durante toda a celebração. É uma forma de realçar ainda mais a importância desse momento de transição para a vida adulta e fazer a debutante se sentir especial e destacada.

8. Tiara

Esse é o acessório para debutante mais querido para usar na festa. A tiara é delicada e versátil, podendo ser usada em qualquer tipo de penteado, desde os soltos, coques, rabo de cavalo, semipreso e mais. A tiara é colocada na cabeça da debutante durante a festa, geralmente após a cerimônia religiosa e antes da entrada na pista de dança.

Moca com uma tiara de debutante

Como surgiu a festa de debutante?

A origem da festa de debutante remonta a tradições europeias, especialmente na França e na Espanha, durante a Idade Média e o Renascimento. Nessa época, a nobreza tinha o costume de realizar festas de apresentação formal das jovens aristocratas à sociedade, geralmente quando elas atingiam a idade adequada para o casamento ou para ingressar na corte.

O termo “debutante” tem origem francesa, derivado da palavra “début“, que significa “início” ou “estreia”. Na sociedade europeia do passado, a apresentação das debutantes tinha um aspecto social importante, pois marcava o momento em que as jovens podiam ser consideradas prontas para serem cortejadas por pretendentes adequados.

Com a expansão das tradições europeias para outras partes do mundo, como as colônias espanholas e portuguesas na América Latina, a festa de debutante também se tornou parte da cultura local. Assim, a comemoração evoluiu e se adaptou às culturas e a contextos regionais, mas manteve a essência da celebração da transição da adolescência para a fase adulta.

Hoje em dia, a festa de debutante ainda é uma tradição importante em muitos países latino-americanos, em algumas regiões da Europa e outros lugares ao redor do mundo, embora possa ter variações e adaptações culturais. A comemoração continua sendo um momento especial para a debutante e a sua família, marcado por festividades, danças e a apresentação da jovem à sociedade como uma mulher jovem.

Por que usar joias na festa debutante?

A tradição de usar joias na festa de debutante está profundamente enraizada em sua origem aristocrática e cerimonial. As joias são consideradas símbolos de status, elegância e sofisticação, e sua inclusão na celebração reforça a importância e o significado especial desse momento na vida da jovem debutante.

Além disso, as joias podem ser uma herança familiar valiosa, transmitindo um senso de continuidade e conexão com as gerações anteriores.

A festa de debutante é muito mais que uma simples comemoração de aniversário. É uma tradição rica em significado cultural. Uma festa de 15 anos que encanta e marca gerações, refletindo a importância de momentos especiais na vida de uma pessoa. O uso de joias e tiaras adiciona um toque de elegância e realeza, ressaltando a beleza única da debutante e a conexão com suas origens familiares.

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais e não se esqueça de seguir nossas redes sociais para saber tudo o que acontece na Joiasgold.

5/5 - (Total de avaliações: 1)
Photo of author

Autor: Joiasgold

Deixe um comentário