Veja com quantos meses de namoro se usa aliança

Você sabe com quantos meses de namoro se usa aliança? Muitos casais ficam com dúvidas na hora de usar a aliança por conta do curto tempo de relação, porém outros a usam sem se importar muito com as tradições da sociedade, prezando apenas por demonstrar seu amor e comprometimento com aquela união.

Um casa segurando a mão do outro em cima de uma rosa-vermelha

O uso da aliança de compromisso está relacionado com o nível em que o relacionamento se encontra, considerado um momento importante para o casal. Pois, para muitos é justamente a partir desse momento que a relação toma um rumo diferente e mais maduro, se encaminhando para um compromisso mais sério, como o casamento.

Um casal  junto.

Por isso, em tempos em que as relações amorosas estão cada vez mais casuais, usar uma aliança de namoro é uma prova de que a relação é séria e tende a ter um futuro de união para os pombinhos.

Um casal junto olhando a sua alianças

Ficou curioso para saber com quantos meses de namoro se usa aliança? Confira este artigo que preparamos para sanar todas as dúvidas sobre o momento de selar sua união com um anel de compromisso, além de ver dicas que devem ser consideradas.

Pessoa segurando uma caixa de presente na forma de coração vermelho

Saiba com quantos meses de namoro se usa aliança

Muitos casais se perguntam sobre com quantos meses de namoro se usa aliança por considerarem ainda a relação que as alianças tinham no passado, as quais significavam relacionamentos mais sérios.

Par de aliança na caixa

Antigamente só usavam os casados e os casais de noivos, já como símbolo do vindouro matrimônio, geralmente com um tradicional pedido para os pais da pessoa amada e até mesmo recepção para celebrar esse momento.

Família sentada na mesa tomando um vinho

Porém, os tempos mudaram, as relações estão mais modernas e sem tantas regras, e isso vale também para o uso das alianças, que se antigamente eram dadas após um ano de namoro. Hoje em dia podem ser trocadas no tempo em que o casal achar ideal, ou seja, atualmente não existe mais uma data específica ou período certo para a troca entre casais que estejam namorando.

Casal se abraçando

Aproveite e confira também: 6 dicas de surpresa infalíveis de 1 ano de namoro.

Moça tampando os olhos do namorado para uma surpresa

Vale lembrar também que o namoro é o primeiro estágio de um relacionamento, é nele onde conhecemos a pessoa, sabemos mais sobre a sua personalidade, comportamento e tudo o que é relevante se saber antes de tomar um passo mais sério na união. Sendo muito comum os casais trocarem alianças para firmar ainda mais esse compromisso com a pessoa amada.

Como saber o momento certo de usar alianças

Mais do que saber com quantos meses de namoro se usa aliança (o que já sabemos que atualmente não é mais uma regra ser após um ano de namoro), mas sim quando o casal se sente pronto para marcar o compromisso. É saber qual é o momento certo para que essa troca de alianças possa acontecer.

Para tomar essa decisão, alguns aspectos devem ser observados na relação, já que é importante ressaltar que uma aliança de compromisso traz ao relacionamento um passo importante. Além de promover o amadurecimento da união e do casal, indicando que dali pode haver um futuro com um compromisso mais sério para os dois.

Confira alguns aspectos e dicas que você pode considerar na hora de escolher.

Leve em consideração a história do casal

Para dar um passo importante como o uso de alianças em uma relação é necessário levar a história do casal em consideração, isso porque esse é um valor determinante na decisão.

Todo casal possui seus altos e baixos e isso inclui momentos de felicidade, brigas e desentendimentos, momentos de crise e afins.

Antes de pensar em trocar alianças com o par é necessário pensar no bem estar do casal, se estão bem, se a relação está equilibrada e se tudo está de acordo para que ambos tenham interesse em dar esse passo tão importante seja dado na vida do casal.

Confira depois: Presentes de 1 ano de namoro: 8 opções incríveis!

Identifique o gosto pessoal do seu parceiro(a)

A aliança de compromisso do casal deve ter o estilo dos dois, por isso, é indicado pegar algumas opções na internet para se inspirar no que desejam.

Vale lembrar que as alianças de namoro são simples, confeccionadas em aço, prata, ou com detalhes em dourado. Elas também podem conter o nome do casal, gravadas na parte de trás ou na parte de fora.

Alguns ainda preferem que apenas a data que marca o início da união seja cravada na joia, o que a deixa ainda mais delicada.

É importante que seja confeccionada em material durável e resistente, e neste caso as alianças de aço são as mais indicadas por terem alta resistência a água e a outras impurezas que podem danificar a peça.

Não se deixe levar pela pressão

É muito comum que depois de um certo tempo de relacionamento aconteça uma cobrança por uma aliança para formar o compromisso. Pois, apesar do uso da aliança de namoro ser absolutamente facultativo para muitos casais, uma vez que muitos não utilizam, para alguns outros, principalmente os mais tradicionais, é de extrema importância o seu uso depois de um tempo de relação.

Essa cobrança por muitas vezes pode deixar o outro desconfortável e se sentindo pressionado a fazer algo que não esteja preparado para fazer naquele momento. Afinal, usar uma aliança de compromisso atesta que uma nova fase desse relacionamento iniciou e que a união tende a ser se tornar cada vez mais séria.

Por isso, caso uma das partes não esteja se sentindo pronta para dar esse passo importante, isso deve ser conversado com o par para não haver nenhum tipo de desconforto para ambos ou uma decepção que gere conflitos.

Vale lembrar que os passos dados em uma relação são importantes e farão a diferença ao longo da história do casal, por isso, é indicado que se converse muito e saibam identificar o momento certo de dar um passo maior na união.

Faça planos a longo prazo

Fazer planos a longo prazo em um relacionamento não significa necessariamente pensar em casamento, mas sim em algo que vocês querem fazer juntos. E isso pode estar relacionado a uma viagem a dois, uma realização profissional, a participação em um festival de música ou qualquer outra coisa que vocês queiram muito viver como casal.

Vale lembrar que casais acima de tudo são amigos, então, construir planos e fazer coisas juntos faz parte do relacionamento, o que não necessariamente precisa estar relacionado ao casamento tradicional como manda a sociedade.

Por isso planejem e estabeleçam o que vocês desejam fazer juntos, para traçar aventuras e momentos especiais um ao lado do outro.

Escolha as alianças que combine com o casal

O tipo de aliança escolhido precisa ter o toque do casal, da sua essência, afinal ela será utilizada durante todo o tempo. Além dos detalhes como os nomes ou datas gravadas, os casais podem escolher se desejam uma mais fina ou mais grossa e por isso é necessário que cheguem a um acordo.

um par de alianças

É importante que a escolha do modelo da aliança de namoro tenha a ver com vocês e principalmente com a história do casal para que esse elemento importante na união, além de ser exatamente aquilo que desejam passar às pessoas quando o assunto for essa relação.

Agora que já se sabe com quantos meses de namoro se usa aliança, avalie seu relacionamento considerando os pontos abordados neste artigo e presenteie seu amor com esta surpresa que selará essa nova fase na união do casal.

3.7/5 - (Total de avaliações: 3)
Photo of author

Autor: Joiasgold

Deixe um comentário