Você sabe a diferença entre anel de noivado e aliança?

anel-noivado-alianca

Para alguns a pergunta pode parecer óbvia, mas existem muitas pessoas que se confundem. Não tem problema, a gente vai explicar direitinho a diferença.

Vamos começar do começo: O anel de noivado é uma tradição antiga. O primeiro registro histórico aconteceu em 1477, quando o arquiduque austríaco Maximiliano presenteou a Duquesa de Borgonha com a joia para pedi-la em casamento. O modelo clássico ficou conhecido como solitário, a peça é em ouro branco com apenas um diamante. Tradicionalmente apenas a mulher usa o anel durante o noivado.

anel-em-ouro-branco-solitario-diamante-joiasgold

Essa é uma tradição dos países de fora do Brasil, o costume brasileiro é usar alianças na mão direita para noivado e depois passar para mão esquerda no casamento.

Mas a ideia de presentear a mulher com uma joia pegou por aqui também, mas claro, nós demos o nosso jeitinho na tradição. Por aqui, quando as mulheres ganham o anel de noivado elas usam na mão direita, depois de casadas, passam a usar a aliança de casamento junto com o anel de noivado na mão esquerda. Nos países de fora, o anel sempre é utilizado na mão esquerda, no noivado e casamento.

Chegamos nas alianças, elas marcam o momento do casamento. Segundo a tradição elas são usadas somente após os noivos já terem se casado de fato. Hoje os modelos são os mais variados e personalizados. Com ou sem diamante, largas ou finas, em ouro amarelo, rose ou branco… E por ai vai!

aliancas-joiasgold

Ufa! Depois de muitas explicações um resuminho básico para ficar mais fácil:

O anel de noivado marca o pedido de casamento, o início do noivado.

As alianças simbolizam o começo da vida a dois, do casamento.

Essa é uma questão muito pessoal. O casal ou na maioria das vezes o homem que vai decidir o que é melhor naquele momento para os dois. O legal do anel de noivado é que historicamente ele pode se tornar uma joia de família. Quanto bem cuidado, pode passar de gerações em gerações.

Essas foram nossas dicas. Esperamos que gostem, mas lembrem-se: o que vale sempre é o amor!!!

amor-joiasgold

Avalie este post
Photo of author

Autor: Joiasgold

Deixe um comentário