Em qual mão usa aliança de casamento? Confira!

Você sabe em qual mão usa aliança de casamento? Ou melhor, por que existe uma mão específica para colocar a aliança de casamento? Muitos casais sonham com o momento e com a utilização de joias em específico para marcar o seu compromisso. É de fato um momento mágico na vida de qualquer pessoa!

Mas em qual mão usa aliança de casamento? Essa é uma pergunta não só importante, mas muito curiosa! Há alguns fatos históricos e culturais que são significativos e até mesmo incrivelmente interessantes a respeito da mão em que é colocada. 

Hoje conheceremos em qual mão usa aliança de casamento, porque é assim, e veremos outros fatos curiosos a respeito dessa prática tão tradicional. Confira!

Saiba em qual mão usa aliança de casamento

A mão correta para utilizar a aliança de casamento é a mão esquerda! Já a aliança de noivado é usada na mão direita, assim como a aliança de namoro

Casal trocando alianças

Alguns casais também optam por utilizar a mesma, tanto para o noivado quanto para o casamento, mas apenas mudá-la de posição quando chegar a hora do matrimônio. 

Esses são casos em que a de noivado é especial demais para ser simplesmente esquecida. Seja como for, o uso da aliança de casamento é um fato extremamente peculiar e muito importante para a nossa cultura. 

Por que a aliança de casamento é usada na mão esquerda?

Os romanos acreditavam na existência de uma veia que saía do coração e ia direto para o dedo anelar da mão esquerda, essa seria chamada de “vena amoris”, que em latim significa a “veia do amor”. O significado até aí é óbvio. Afinal, em teoria essa veia sairia direto do coração humano, símbolo poético do amor, até o dedo anelar dos cônjuges. Essa seria uma representação clara e clássica do que seria o amor matrimonial

Noiva com a sua aliança

Essa mesma crença foi muito popularizada para o resto da Europa, principalmente pela Igreja Católica, que colocou em decreto papal que o anel de casamento fosse utilizado na mão esquerda. 

Hoje em dia esse costume segue forte e bastante generalizado por todo o mundo, embora existam ainda algumas exceções. Alguns católicos ortodoxos na região da Grécia, por exemplo, ainda utilizam o anel de casamento na mão direita, assim como o próprio anel de noivado. 

Mas, essas diferenças são muito mais culturais e regionais, e o que importa é que o simbolismo do anel e especialmente do dedo anelar seguem consolidados. 

Qual é a cor da aliança de casamento?

Joias, em geral, devem ser feitas de bons materiais, até para terem durabilidade, mas uma aliança de casamento, dada a importância da ocasião, deve ser feita com o material mais nobre possível. 

Alianças de casamento

A cor, então, varia bastante conforme o material que foi feito o anel. Entre os materiais mais tradicionais dessas joias de casamento estão o ouro dourado, o ouro branco e a prata. 

E claro, as alianças também são geralmente vistas com algum outro tipo de extra de materiais especiais, como uma pedra preciosa. É comum que hajam anéis de casamento com pedras do tipo diamante, zircônia, esmeralda, safira azul, entre outras. 

Por que as alianças de casamento tem que ser de ouro?

Além de saber em qual mão usa aliança de casamento você também deve conhecer outros detalhes como o porquê de geralmente as de casamento serem feitas de ouro. 

par de alianças de ouro branco

O ouro é sem dúvidas o metal mais nobre da Terra, e essa é a principal razão pela qual o anel de casamento é feito de ouro. Mas claro, como mencionamos, há diversos materiais e metais nobres que podem ser a matéria-prima de um aliança de casamento. 

Então, não necessariamente devem ser feitas de ouro, embora seja realmente o mais comum e o mais procurado para essas joias. 

Quantas alianças se usa?

Anéis são joias muito populares, e como já mencionamos as alianças podem ser de namoro, de noivado e de casamento, isso porque estamos nos limitando aos anéis de relacionamento

Seja como for, há muitos casais que ainda mantêm suas alianças depois do casamento, guardando com carinho todos os seus anéis. Ou, como já mencionamos, simplesmente trocam de mão a aliança de noivado para virar uma de casamento. 

Quem deve comprar as alianças de casamento?

As alianças de casamento são tradicionalmente compradas pelos homens, porém é muito importante que haja um consenso entre o casal que então escolhe qual a aliança que mais agrada os cônjuges. Afinal, a aliança de casamento não é como a de noivado utilizada pelo homem para pedir a mão da mulher. 

O símbolo de uma aliança de casamento

Todos já veem a aliança como um importante sinal, um símbolo de todo o relacionamento saudável, duradouro e como um símbolo de um compromisso que está sendo assumido pela eternidade. 

Seja como for, esse movimento cultural pode ser explicado e estudado ao longo da história, portanto, vamos observar alguns aspectos que levaram a essa consolidação cultural e social tão grande

A começar pela semântica da palavra aliança, que vem do latim com a palavra “alligare” que significa justamente “união” ou “ligação que seja muito forte e muito próxima”. Algo bastante associado à própria ideia de casamento. 

Agora que já sabe em qual mão usa aliança de casamento, não deixe de procurar nas JoiasGold a perfeita para seu matrimônio, que represente o enlace do casal, sendo tão bela quanto seu amor e de um material tão duradouro como será o compromisso! 

5/5 - (Total de avaliações: 1)
Photo of author

Autor: Joiasgold

Deixe um comentário