Você sabia que o ouro branco que você está habituado a ver, não existe?! Calma que a gente explica tudo!

Antes de falar do ouro branco, vamos te relembrar que o ouro 18K, o mais indicado para a fabricação de joias, é uma liga metálica que contém 75% de ouro puro + 25% de outros metais (cobre, prata, paládio etc…). Nesses 25% de outros metais garantem a resistência do ouro, uma vez que o ouro puro é maleável.

joia-banho-rodio-joiasgoldJá o ouro branco, é uma liga de ouro amarelo misturado a outros metais brancos, como prata, paládio e até ródio. Ou seja, no fundo ele  tem uma coloração  amarelada.

Por isso o banho de ródio. Ele é responsável por cobrir a cor levemente amarelada natural do ouro branco, dando as joias, aquele tom lindo e brilhante. Normalmente falamos que toda joia de ouro branco é rodinada em seu acabamento final.

an34039

O ródio foi descoberto em 1803 pelo inglês Willian Wollaston.  Ele é um metal prateado com grande resistência aos ácidos e a substâncias corrosivas. Sem contar que é um dos poucos metais prateados que conseguem manter o brilho.

No grupo dos metais, ele é um de maior raridade, mais raro que os famosos ouro e platina.

Ele é um ótimo revestimento e acabamentos para joias em ouro branco, é responsável por trazer vida aos tons prateados.

É importante frisar que o banho de ródio não é eterno. Joias como anéis e alianças são mais suscetíveis ao desgaste do que outras peças, pois são utilizadas com maior frequência.

Confira em nosso site algumas opções de joias com banho de ródio.