As pedras preciosas e semipreciosas possuem alto brilho, garantem lindas joias e se encaixam perfeitamente em todas as opções de metais preciosos. Mas se elas são bonitas e têm características iguais, qual é a diferença entre os dois tipos de pedras?
Neste conteúdo, vamos te explicar o que difere uma pedra preciosa de uma semipreciosa, quais são as alternativas que existem e qual delas é a melhor. Continue a leitura e confira!
Qual é a diferença entre pedras preciosas e semipreciosas?
A diferença está na facilidade de encontrá-las. Apesar de ambas serem consideradas bonitas e brilhantes, as pedras semipreciosas estão disponíveis em maiores quantidades, consequentemente, são mais fáceis de encontrar.
Em razão disso, é normal que algumas gemas preciosas se tornem semipreciosas com o tempo. Inclusive, isso ocorreu com a ametista, que antes era considerada preciosa, mas ao ser encontrada em maiores quantidades, passou a ser semipreciosa.
Outra dessemelhança está na fragilidade. As joias semipreciosas costumam ser mais frágeis e, por isso, apresentam uma durabilidade menor. Em relação ao valor, é possível encontrar gemas semipreciosas mais caras do que as preciosas, tudo depende da valorização da pedra e da procura.
O que são pedras semipreciosas?
As gemas semipreciosas são feitas a partir de pedras preciosas, porém elas estão disponíveis na natureza em proporções maiores, facilitando o encontro da joia. Esse tipo de item conta com um brilho único e é usado na confecção de lindos acessórios, como brincos, colares e pulseiras.
Então, investir em uma versão semipreciosa é uma boa escolha? Sim, já que o produto possui um visual atemporal e garante lindos looks para todos os estilos, como elegante, romântico, moderno e vintage.
O que torna uma pedra preciosa?
A raridade de uma pedra a torna preciosa, além, é claro, da beleza única, transparência, brilho, cor e dureza. Ela ainda possui um alto índice de refração, ou seja, reflete quando é exposta na luz do sol. Para completar, esse tipo de gema tem alta durabilidade, podendo passar de geração para geração.
Dentre as opções, uma das mais buscadas é a safira. Para entender os pontos fortes da pedra, preparamos um conteúdo completo sobre o que é safira e como usá-la. Confira!
Quais são as pedras preciosas?
Você deseja comprar uma joia ou outro produto feito com uma pedra preciosa e está em dúvida de quais são as gemas que estão nessa classificação? Listamos as opções consideradas preciosas. Veja quais são as principais:
- Diamante;
- Safira;
- Rubi;
- Esmeralda;
- Turmalina;
- Topázio;
- Pérola.
Na Joiasgold, temos brincos de pedras preciosas feitos com todas as opções citadas. Trata-se de joias donas de um design exclusivo, sendo que elas podem ser usadas no dia a dia, ocasiões especiais, encontros corporativos e outros momentos.
Quais são as pedras semipreciosas?
O catálogo de gemas semipreciosas é maior e diversas alternativas estão enquadradas na classificação. Vale lembrar que, apesar de não serem consideradas preciosas, elas também são bonitas e possuem os mesmos pontos positivos.
Dentre as opções, estão:
- Apatita;
- Cianita azul;
- Ametista;
- Amazonita;
- Olho de tigre;
- Jaspe;
- Fluorita;
- Jadeíta;
- Ágata;
- Citrino;
- Turquesa;
- Opala;
- Água-marinha;
- Granada;
- Quartzo rosa;
Geralmente, as versões semipreciosas podem ser encontradas em anéis de formatura e também de debutante. Ah, e por falar nisso, que tal aprender como escolher o modelo de anel de 15 anos? Listamos o passo a passo para garantir a alternativa perfeita.
Além das gemas preciosas e semipreciosas, quais opções existem?
Ainda temos as versões sintéticas ou artificiais, ambas são produzidas em laboratórios. Geralmente, as joias feitas a partir de pedras artificias são mais baratas. A aparência é parecida com as gemas naturais, ou seja, também são consideradas bonitas e possuem um excelente brilho.
Estão na lista de alternativas artificiais as seguintes pedras:
- Esmeralda sintética;
- Safira sintética;
- Turquesa sintética;
- Opala sintética;
- Zircônia cúbica.
Assim como falamos, esse tipo de gema possui inúmeros pontos fortes, sendo ideal para quem deseja uma joia bonita e, ao mesmo tempo, barata.
Pedras preciosas e semipreciosas: qual é a melhor?
A resposta pode variar, já que ambas possuem belezas radiantes e podem iluminar todos os tipos de composições. Para garantir uma escolha assertiva, nossa dica é que considere as características das pedras. Por exemplo, se deseja um acessório com alta durabilidade e capaz de renovar as energias, invista em uma peça com o rubi.Está em busca de uma joia com alto brilho para compor o seu anel de noivado ou da pessoa amada? Os modelos feitos com diamante são os que recomendamos. Em todos os casos, temos lindas versões no nosso catálogo, confira.
Agora que sabe qual é a diferença entre pedras preciosas e semipreciosas, temos certeza que fará o investimento certo e que mais se encaixa nas suas atuais necessidades. Se precisar de ajuda ou estiver em dúvida sobre algo que falamos, basta compartilhar nos comentários que vamos te ajudar.
Por aqui, outros conteúdos incríveis estão sendo preparados. Enquanto eles não ficam prontos, que tal conhecer quais são as pedras naturais e o significado de cada uma delas? Boa leitura e até o próximo post!