O real significado do escapulário advém de uma história belíssima muito conhecida pelos católicos. Devido à sua história, o escapulário é usado como um amuleto que norteia os passos humanos para o bem como lembrança do Sagrado Coração de Jesus e plena proteção de sua mãe, Maria.
Embora seja muito comum ver a peça adornando diversos pescoços, muita gente não conhece seu significado e como usar o escapulário. Se você quer saber um pouco mais sobre isso, aproveite esse conteúdo e tire suas dúvidas sobre esse sinal de devoção incrível!
O que é um escapulário e como surgiu?
O escapulário é, atualmente, um colar de elos finos com duas medalhas ou pingentes que, no corpo, ficam em lados opostos, um no colo, à frente do corpo, e o outro atrás. Entretanto, de acordo com a história do escapulário, em sua origem o acessório era feito em tecido com a imagem de Nossa Senhora do Carmo e do Sagrado Coração de Jesus.
Conforme o catolicismo, o escapulário foi um presente da mãe de Jesus ao monge carmelita Simão Stock, o qual via sua Ordem em apuros e praticamente destituída pelo Papa Honório III, o maior representante da Igreja Católica naquele momento. O monge, que rezava à Maria Santíssima suplicando por sua proteção, recebeu a visita de Nossa Senhora que lhe presenteou com o escapulário.
Segundo a história, Maria anunciou que aquele seria um sinal de defesa dos perigos e de seu dulcíssimo amor e, ainda, que aqueles que o usassem estariam à salvo. Assim, o escapulário se tornou um símbolo da proteção e da devoção por Nossa Senhora do Carmo, conhecida dessa maneira por ter aparecido em Monte Carmelo, em Israel.
Onde e como usar escapulário?
O escapulário é uma das joias mais versáteis que existem e, principalmente por ser de cunho religioso, é visto como um acessório que acompanha quem o usa por onde vai. Sendo assim, o escapulário pode ser usado em todas as ocasiões, desde as mais informais às requintadas. Por isso mesmo, o design do escapulário costuma ser minimalista e delicado.
Sobre como usar o escapulário, porém, existe uma regrinha: o ideal é que o escapulário seja um presente, tal qual Nossa Senhora do Carmo ofertou ao monge, tem que ser ganhado. No entanto, isso se trata de uma tradição e não obrigatoriamente você precisa segui-la, até mesmo porque como você saberá que irá receber um escapulário de presente?
Posto isso, para usar o escapulário, basta tê-lo e usá-lo em seu dia a dia, contudo, é preciso sempre se lembrar do motivo pelo qual aquela joia é utilizada, não como mero acessório, mas como símbolo de sua fé e devoção à Jesus e à sua sagrada mãe Maria.
O que significa presentear com um escapulário?
Em razão do significado do escapulário, presentear alguém com uma joia dessas é um ato de extremo carinho e zelo, sem contar que, com tantas opções lindíssimas, é um presente também de alto bom gosto. Geralmente quem oferece o escapulário de presente a uma pessoa se preocupa com seu caminho espiritual, sendo, assim, uma bela demonstração de fé.
Quem deseja presentear uma pessoa querida com um escapulário, primeiro, precisa se atentar à religiosidade, uma vez que a peça corresponde à fé Católica.
Hoje em dia, os escapulários podem ser encontrados com outras representações de Nossa Senhora e até mesmo de outros santos, como São Jorge e São Bento, por exemplo, então, pode ser um excelente presente aos devotos.
Além disso, o significado do escapulário demonstra extrema vontade de estar em comunhão com Deus e com seus sacramentos, bem como a proteção maternal e incondicional da Mãe Maria.
À vista disso, ele não serve apenas para adornar ou complementar seu visual, ainda que seja sofisticado e belíssimo, significa muito mais que um acessório comum!
É preciso abençoar o escapulário antes de usá-lo?
Assim como toda joia religiosa, é comum solicitar que um sacerdote abençoe a peça com a oração do escapulário. Isso pode ser feito tanto antes, por quem presenteia, quanto depois de recebido. A oração do escapulário é uma forma de bênção para reforçar a sua fé e compromisso com tudo aquilo que o escapulário representa, confira:
“Santíssima Virgem Maria, Esplendor e Glória do Carmelo,
vós olhais com especial ternura os que se revestem com o vosso Santo Escapulário.
Cobri-me com o manto da vossa maternal proteção, pois a Vós me consagro hoje e para sempre.
Fortalecei a minha fraqueza com o vosso poder.
Iluminai a escuridão do meu espírito com a vossa sabedoria.
Aumentai em mim a fé, a esperança e a caridade.
Adornai a minha alma com muitas graças e virtudes.
Assisti-me na vida, consolai-me na morte com a vossa presença e apresentai-me à Santíssima Trindade
como vosso filho(a) dedicado(a), para que possa louvá-La por toda a eternidade.
Amém!”
Ah, quer outra dica sobre o uso do amuleto? É indicado que o escapulário não seja jamais retirado, nem mesmo para tomar banho. Por isso, vale muito a pena investir em uma peça de ouro que não ficará danificada em contato com a água ou produtos químicos, como sabonete e perfume.
Inclusive, que tal aproveitar para saber os principais cuidados para manter as joias lindas e brilhantes?