Quando estamos apaixonados não conseguimos imaginar uma vida longe do nosso parceiro, e é quando nos pegamos com esse sentimento que é o tão sonhado “próximo passo” na relação.
O casamento se trata da conexão entre duas pessoas e do compromisso em seguir a vida lado a lado daquele que se ama.
Mas, de onde vem a tradição de usar alianças na mão esquerda? Se você já se fez essa pergunta alguma vez, fique tranquilo! Falemos mais neste post sobre essa linda tradição, realizada por pombinhos em várias partes do mundo no dia do casamento.
Veja também: Tipos de aliança: como escolher a sua? Entenda!
Qual o significado da aliança na mão esquerda?
A tradição de trocar aliança nos acompanha há milhares de anos, trazendo na figura ao adereço um significado de compromisso. Foi incorporado pela Igreja Católica em 1662, pregando que “O matrimônio se baseia no consentimento dos contraentes, isto é, na vontade de doar-se mútua e definitivamente para viver uma aliança de amor fiel e fecundo”.
O anel veio com o propósito de firmar votos entre um casal e Deus. Se repararmos, quando vamos escolher uma joia, vemos que o próprio formato circular pode ser visto como um símbolo de infinito, pois não tem um começo e nem um fim, tornando-se algo eterno entre ambos.
1. A mão da submissão
A teoria que mais conhecemos é a de que às mãos tem representação de dominância diferentes. Nossa mão direita teria um simbolismo de poder e decisão, já a esquerda seria a submissão, então, ao usar uma aliança nessa mão estaríamos demonstrando a nossa entrega ao parceiro.
Segundo a tradição, o anel de noivado é usado na mão direita e a do casamento na esquerda – sempre no anelar.
Você também pode se interessar: Noiva no casamento civil: quais acessórios usar?
2. Aliança e corações conectados
Acreditava-se que no dedo anelar ficava localizada uma veia que passa direto pelo coração, a famosa “Vena Amoris”. A tradição diz que o dedo anelar é o escolhido para carregar a aliança, pois é impossível separá-los se você estiver com as mãos unidas e os dedos médios abaixados.
Na cultura chinesa, existe um significado e representação para cada dedo da sua mão, sabia? Veja só:
- Polegares: Representam seus pais;
- Indicadores: Representa os irmãos;
- Médios: Representa você e seu equilíbrio;
- Anelares: Seu companheiro;
- Mindinho: Seus filhos.
3. A porta para o amor eterno
A aliança é um símbolo de amor eterno entre vários povos, nações e culturas. Apesar de ter sido instaurada pela Igreja Católica no século XVII, outros povos já a tinham como parte da tradição.
Esse é o caso do Egito, onde a forma circular da jóia simboliza a eternidade e o espaço do meio (o buraco para o dedo) é o portal. Para os egípcios, ao entregar essa joia para outra pessoa você concorda em jurar amor eterno.
4. O metal mais nobre
Não há regras que te impeçam de ter a aliança em outros materiais, mas ela é geralmente produzida em ouro. Por ter a proposta de simbolizar algo eterno, outros metais podem não ser tão duradouros.
O ouro é tido como um material nobre, valioso e muito durável. Ou seja, ele vai acompanhar você e seu amor para sempre!
Confira também: Anel de noivado: encontre o modelo perfeito para tornar o seu pedido inesquecível
Curiosidades: Saiba como outras culturas usam a aliança
Saiba qual a tradição na hora de simbolizar o casamento em outras culturas!
Índia Antiga: antigamente, acreditava-se na índia que a mão esquerda era suja, por esse motivo era comum usar a aliança na mão direita. Hoje essa crença não existe mais, por isso não existe mais um padrão quanto a posição da aliança. O casal é livre para usar o que desejar.
Alemanha e Holanda: o anel é usado seguindo uma lógica parecida com a nossa, porém, invertendo a ordem. O casal usa aliança na mão esquerda durante o noivado e no casamento passa para a mão direita, oficializando a troca.
Sri Lanka: nesse país, eles usam a aliança quase como se fosse o espelho um do outro. A esposa usa na mão esquerda e o noivo na mão direita.
Culturas Hindu: é normal que nesses lugares as mulheres usem suas alianças no dedo do pé, são conhecidas como Bichhiya. Essa tradição tem origens medicinais ligadas à fertilidade.
E aí, o que achou? Você sabia que a aliança tem toda uma origem e tradição ao longo da história? Com certeza você terá um novo olhar na hora de escolher as suas alianças para trocar com a pessoa amada. Aproveite que está aqui e confira nosso artigo sobre qual a melhor data para casar e escolha a época perfeita para selar o amor!