Se você ganhou um escapulário e quer descobrir mais formas de como usar esta joia, está no lugar certo! Este acessório é muito comum na religião católica e é um símbolo de devoção pessoal.
O escapulário é um objeto de proteção e bênção divina e existem maneiras de usá-lo, como no pescoço, no pulso, sobre os ombros e até mesmo no chaveiro. Independente da maneira, este item continua a manter toda sua proteção e bênção. Leia até o final e confira 5 formas de utilizá-lo!
Como dissemos, uma prática muito comum entre os católicos é o uso do escapulário, objeto religioso e comum na tradição católica, representando a proteção e a graça divina. Saiba como usar:
1. Sobre o peito e as costas
Este é o jeito mais tradicional de usar o escapulário. A joia possui duas medalhas, frente e verso, em que uma delas fica abaixo do pescoço na altura do peito e a outra nas costas, abaixo da nuca. Algumas pessoas ainda preferem usar o escapulário com as duas medalhas sobre o peito para causar mais impacto, deixando o look com colar de correntes mais original.
2. Sob a roupa
Algumas pessoas podem preferir usar o seu escapulário acima das roupas, para dar mais visibilidade, mas também não há nenhum problema em usá-lo sob a roupa. Esta ação pode ser vista como uma maneira pessoal de lembrar de sua devoção. Uma ótima forma para pessoas que preferem vestir o acessório de forma mais discreta.
3. Sobre os ombros
Dependendo da situação, o escapulário também pode ser usado sobre os ombros, em forma de tirar sobre eles. A maneira é de colocar as duas faces penduradas sobre o ombro e com as extremidades cruzando as costas.
4. Em um chaveiro
O escapulário em um chaveiro é a maneira mais prática para quem deseja carregá-lo consigo mesmo o tempo todo. Estes também podem ser conectados em anéis e até mesmo em chaves, mochilas, bolsas ou qualquer outro acessório pessoal. Usar o escapulário dessa forma segue os mesmos princípios do uso de um escapulário tradicional.
5. No pulso
Esta é outra forma de usar a joia de uma maneira mais discreta e também é excelente para crianças. Neste modo de usar um escapulário, você pode usar o modelo de fita com medalhas que se conectam, uma em cada extremidade da fita. Essa também é uma maneira usada por pessoas durante as orações ou atividades religiosas.
O que é e como surgiu o escapulário?
É uma joia de cunho religioso e vista como um acessório que acompanha quem o usa por onde quer que vá. O escapulário e seu real significado podem ser usados em qualquer ocasião, desde as mais informais quanto as mais requintadas, por isso seu design é minimalista e bem delicado.
A origem do escapulário remete ao século XIII, quando São Simão Stock, um monge carmelita, teve a visão da Virgem Maria que lhe entregou um escapulário. Conforme a tradição, a Virgem Maria prometeu a São Simão Stock que todos que usassem o escapulário com devoção, seriam protegidos de vários problemas e perigos, ganhando também a graça da salvação.
Pessoas de outras religiões podem usar o escapulário?
Por mais que o escapulário seja um objeto religioso tradicionalmente associado à fé católica, não existe nenhuma proibição de que pessoas de outras religiões não possam usar. Vale lembrar que o escapulário possui um significado específico na religião católica, a de “proteção” física e espiritual.
Você pode se interessar: presente de batizado – o que presentear neste dia especial?
O uso do escapulário também implica em uma certa devoção pessoal e uma aceitação católica em sua eficácia como um sinal de proteção divina. Ou seja, a pessoa de outra religião que decidir usar esta joia, deve respeitar a tradição católica e entender seu real significado.
De modo geral, é importante e recomendado que a pessoa de outra religião consulte seus líderes religiosos e estude cuidadosamente a tradição e o significado do escapulário antes de usá-lo.
Conheça modelos de escapulário
O escapulário com o passar do tempo ganhou inúmeras versões e estilos, transformando-se de diversas formas para se adaptar ao gosto e estilo dos fiéis, passando por transformações minimalistas e sofisticadas — se tornando muito diferente da sua versão original. Abaixo você confere alguns dos modelos existentes atualmente:
Escapulário de ouro
A joia pode ser totalmente em ouro (18K ou 24K) e ter detalhes diferentes, como possuir pedras ou pérolas em seu cordão. Por mais que o material seja diferente, o significado e importância continuam sendo os mesmos.
Escapulário de prata
Este modelo é banhado em prata e com imagens coloridas, ou senão, da mesma cor do banho. Para os escapulários de prata, existem vários modelos, por isso, vale a pena pesquisar antes e ver qual combina mais com seu estilo.
Escapulário tradicional
Provavelmente você já deve ter visto um escapulário com o cordão de linha marrom e os quadradinhos com as imagens do Coração de Jesus e de Nossa Senhora do Carmo. Estes modelos muitas vezes são arredondados e parecem que foram feitos com madeira.
Escapulário de fita
O escapulário de fita é um dos primeiros modelos menores, quando começou a ser dado aos fiéis. Estes são modelos mais populares e simples, além de ser uma opção mais prática e acessível para os fiéis.
Cuidados para se ter com o escapulário
Para manter o seu escapulário em boas condições e também o respeito, existem alguns cuidados para que ele dure por um longo tempo e continue sendo um objeto de devoção. Confira mais detalhes abaixo:
- Proteja o seu escapulário da umidade e do sol direto, pois isso pode danificar as imagens sagradas;
- Evite usá-lo durante atividades físicas, pois o suor e a fricção podem danificá-lo;
- Verifique sempre a integridade da fita e das medalhas, e se possível, substitua-as se estiverem gastas ou danificadas;
- Se o escapulário estiver sujo, é possível limpá-lo com pano úmido de maneira suave, mas sem o uso de produtos químicos ou abrasivos;
- Trate sempre o seu escapulário com respeito e devoção, lembrando que este é um objeto de fé.
O escapulário é um objeto de devoção pessoal que pode ser usado de diversas formas, seja sobre o peito e costas, chaveiro, pulso e ombros. Independentemente da forma escolhida, é importante ser feita com respeito e devoção.
Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais e não se esqueça de seguir nossas redes sociais para mais conteúdo feito especialmente para você e informações sobre nossas joias. Aproveite a sua visita em nosso blog e saiba como limpar ouro e manter suas joias sempre lindas!