Os looks com colares de correntes são uma super tendência há algumas temporadas e parece que não vão sair de moda tão cedo. Diferente do que muita gente imagina, o colar de correntes já faz parte da moda há muitas décadas e vem apenas passando por algumas adaptações para continuar sendo usado.
Por exemplo, durante os anos 1980, era um acessório característico do movimento punk, combinado com peças de couro, aplicações de spikes e roupas pretas. Depois, as correntes voltaram durante os anos 1990 e 2000, só que dessa vez marcando presença nos looks dos rappers e cantores de hip-hop, junto de peças oversized, jeans largos e t-shirts.
Nos últimos meses, no entanto, esse tipo de colar se tornou uma trend extremamente versátil, não sendo utilizado por um estilo específico, mas sim compondo os mais diversos visuais. É possível usar tanto em looks jovens e divertidos quanto em looks elegantes, e até mesmo para ambientes de trabalho.
Neste post, você vai aprender como usar colar de corrente e fazer combinações incríveis que vão transformar completamente o seu visual. Confira!
Tipos de correntes
Antes de conferir os diferentes looks com colar de correntes, vamos dar uma olhada nos diversos tipos diferentes de correntes que você pode apostar. A seguir, conheça alguns dos modelos de correntes mais usados atualmente:
Veneziana
Esse é um tipo de corrente super delicada, ideal para ser utilizado com pingentes. Os elos das correntes venezianas são interligados e, por isso, é quase inexistente o espaço entre cada um deles.
Grumet
Muito utilizada pelos homens, a corrente grumet tem os elos mais longos, além da espessura também ser mais grossa. Mesmo sendo um tipo de modelo mais usado pelo público masculino, vem ganhando presença em versões femininas com um estilo mais delicado.
Elo português
Chamado de elo português, esse tipo de corrente possui elos circulares interligados. Também é delicado, com a qual podemos utilizar pingentes com muito estilo. O elo português é uma corrente elegante, muito utilizada em mix de colares.
Cartier
Um tipo de corrente extremamente clássica e elegante, a Cartier é unissex e seus elos têm formato quase retangular. Muito bonita, é um coringa para ser combinado em qualquer ocasião ou estilo de look.
Rabo de rato
Os elos da corrente rabo de rato são interligados por um único fio. Elas podem ser usadas tanto em colares quanto nas famosas pulseiras de berloque, dando um toque muito sofisticado à composição.
Cordão baiano
A cordão baiano tem seus elos torcidos e bem juntos, dando a sensação de que são duas correntes torcidas entre si. É uma corrente clássica e usada em diferentes espessuras, assim, permite a harmonização com diferentes gostos e estilos.
Fígaro
Fácil de ser identificada, a corrente fígaro é diferente das demais e, normalmente, é usada em ocasiões e estilos mais despojados e urbanos. Esse tipo de corrente possui três elos pequenos ligados a um elo maior, formando um padrão interessante e diferenciado.
Dicas de looks com colar de corrente
Se você quer montar looks com colar de correntes, não precisa ter medo de apostar em novas combinações Esse é um acessório versátil e presente em muitas variações, então não deixe de ousar. Abaixo, vamos conferir algumas dicas de como compor diferentes looks com colar de correntes para diferentes ocasiões.
1. Faça um mix de colares
O mix de colares é uma das principais formas de usar as correntes em seus looks. Essa é uma maneira de deixar o visual único, pois possibilita criações que conversam com a sua personalidade de um jeito especial. Na hora de escolher as peças, você pode optar por tamanhos, espessuras, comprimentos e estilos diferentes. Afinal, quanto mais diverso seu mix, mais interessante fica a combinação.
Não existe um limite para compor o seu mix de colares, embora ele fique mais chamativo no look quando conta com três peças ou mais. Assim, você consegue misturar colares curtos, médios e longos, com ou sem pingentes.
As correntes podem ser combinadas com colares mais delicados, deixando o visual em harmonia e com mais leveza. E para quem quer apostar 100% nas correntes, o mix pode ser composto apenas por correntes, sem problema nenhum.
2. Opte por uma só cor
Apesar de existirem diversas cores e banhos de correntes, escolher peças de apenas uma cor garante um visual mais elegante, harmônico e bonito. Os tradicionais prata e dourado são verdadeiros coringas, que podem ser utilizados em diversas ocasiões e facilmente combinados com todo tipo de roupa.
Porém, também existem outras opções como o rosê e o preto, que também são muito bonitos e podem trazer ainda mais atenção para a composição.
3. Invista em pingentes
Apesar de não serem tão comuns nos colares de correntes, os pingentes também podem ajudar a dar um charme extra à produção. Vale apostar tanto em modelos menores e delicados quanto nos maiores e imponentes. Essa escolha varia muito de acordo com o seu gosto e o estilo pessoal.
4. Use roupas leves
Como as correntes são mais “pesadas” e se destacam no visual, combiná-las com roupas leves é uma maneira de criar uma boa composição com equilíbrio e harmonia visual. Por isso, aposte na combinação de correntes com peças leves como vestidos, regatas, chemises, camisas e até mesmo saídas de praia.
5. Combine com blazer
Para elevar o grau de elegância das correntes e poder usá-las sem nenhum tipo de problema em ambientes formais ou até mesmo corporativos, os blazers são ótimas peças. Eles conseguem completar qualquer visual, desde peças de alfaiataria até o tradicional jeans, tendo o match perfeito com o colar de corrente.
6. Varie com correntes coloridas
Se você busca um visual mais jovem e descontraído, as correntes com pedras coloridas são uma opção super interessante de combinação. Além de poderem ser combinadas com looks coloridos, também são uma forma de dar um up nas produções monocromáticas.
7. Combine com gola alta
Uma das formas de montar looks incríveis com colar de corrente é usando a joia por cima de blusas de gola alta. De tricô ou de malha, essa é uma combinação extremamente estilosa que foi muito utilizada no último inverno e promete seguir forte no próximo ano.
8. Corrente + camisa
Outra forma de montar looks com colar de correntes para o ambiente de trabalho é usando as correntes mais curtinhas e combiná-las com camisas sociais. Você pode colocar as correntes logo abaixo da gola, garantindo um status mais fashion ao visual social
9. Moletom
Uma combinação muito utilizada por influenciadoras é usar o colar de corrente com peças de moletom. Essa também é uma composição estilosa, jovem e descontraída, pois une o estilo despojado do moletom e o elegante da joia. Assim, é perfeita para construir looks nada óbvios.
Do jeans à alfaiataria, as correntes são acessórios sempre muito bem-vindos para todo tipo de produção. Como já vimos, os colares de corrente nunca saíram de moda e são ótimas peças para quem deseja investir em um acessório atemporal e extremamente versátil, que poderá te acompanhar e auxiliar na montagem de looks incríveis por muito tempo.
Lembre-se de se atentar em combinar a corrente com os outros acessórios do look, principalmente braceletes e pulseiras. Além disso, tome cuidado para não escolher acessórios que possam conflitar ou tirar o foco da corrente.