Guia de joia para formatura | evento ecumênico, colação de grau e baile

Encontre na Joiasgold a sua joia de formatura. Nossos anéis de ouro 18k são personalizados nas cores e com o símbolo de cada profissão, com o intuito de materializar a celebração máxima da sua conquista. 

A joia de formatura é o presente de tradição secular oferecido na data que fecha o ciclo da vivência universitária, a colação de grau. O anel de ouro com pedra preciosa carrega o significado da conquista e, na maioria dos casos, o emblema da profissão escolhida pelo estudante, mas não é apenas o anel que ganha destaque nesse momento tão único, outros modelos de joia de formatura também chegam para agradar aos graduandos.

joia-formatura-joiasgold

Neste momento da solenidade, normalmente os pais ou outros familiares oferecem a joia de formatura, que pode ser gargantilha em ouro que carrega uma pedra preciosa lapidada, um pingente em ouro ou ainda uma pulseira. Essas joias  podem ser combinadas ou opções ao tradicional anel de formatura.

Há tempos o anel de formatura não reina sozinho nas celebrações de colação de grau, no evento ecumênico e baile de formatura, as joias que imprimem mais que o glamour e se transformam em símbolos da conquista do estudante e podem representar inclusive a personalidade e o humor de quem as recebe. O ponto positivo é que ao procurar uma joia para formatura os pais, amigos e parentes não se limitam ao anel que representa a profissão, joias como gargantilhas de ouro, pulseiras femininas, brincos com pedras preciosas e anéis em ouro de diversos modelos podem se adequar as ocasiões.

Guia de joia de formatura: As pedras para cada profissão

As pedras preciosas brasileiras são prestigiadas nas joias de formatura. Para quem ainda não sabe, uma mesma pedra pode ser usada para representar profissões diferentes. A safira azul, por exemplo, está no anel de formatura do hoteleiro, do psicólogo, do químico, entre outros. Veja as pedras para cada profissão:

Água Marinha: Economia, Oceanografia, Biologia

Atribui-se também o poder de cura e purificação espiritual. A pedra é usada para harmonizar, tranquilizar e estabilizar pessoas e ambientes. Amplia a percepção e ajuda na organização de informações no cérebro. As histórias dão conta do uso da pedra por marinheiros antigos como amuleto de proteção e coragem.

Ametista: Assistência Social, Biblioteconomia, Ciências Sociais, Design de Moda, Filosofia, Gastronomia, Hotelaria, Geografia, História, Letras, Nutrição, Pedagogia e Teologia.

Acredita-se que a pedra aumenta o poder de concentração, autocontrole, motivação, lucidez e assertividade.

Esmeralda: Auxiliar de Enfermagem, Biologia, Biomedicina, Bioquímica, Educação Física, Enfermeiro(a), Estudos Sociais, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Nutrição, Psicologia Clínica, Veterinária, Zootecnia.

A pedra que sintetiza a importância e capacidade dos cientistas, médicos e agentes da área da saúde, de pessoas que cuidam da saúde das outras. É atribuído à esmeralda o equilíbrio, a inspiração e a paciência.

Rubi: Direito, Oficial de Justiça, Jornalismo

Motiva, estimula e ajuda no desenvolvimento de novos pensamentos e projetos. Amplia a percepção, a visão macro em vários campos. É ligada às profissões que exigem análise de fatos e persistência.

Safira Azul: Administração de empresas, Administração. Arquiteto, Artes Cenicas, Artes Plásticas, Astronomia, Bacteriologista, Biologia, Ciência da Computação, Comércio Exterior, Comunicação Social, Contabilista, Desenho Industrial, Economia, Educação física, Eletro mecânico, Engenharias, Filosofia, Física, Fonoaudiologia, Geologia, Gestão em RH, Gestão Financeira e Logística, Marketing, Matemática, Músico, Normal superior, Pedagogia, Psicologia, Publicidade e Propaganda, Químico, Relações Internacionais, Relações Públicas, Segurança Pública, Técnico de Raio-X, Técnico eletrônico, Técnico mecânico, Telecomunicações, Turismo, Web Designer.

Considerada uma pedra serene que remete à tranquilidade e profundidade de um céu noturno. Creditam a ela também a capacidade de afastar pensamentos negativos, de colaborar com paz existencial e agir pela purificação do organismo, inclusive contra envenenamento. Por isso, representa profissões que exigem concentração, foco e criatividade.

Topázio: Bioquímica, Farmácia

Conhecida como fonte de energias positivas, motivação e cura. É associada ao sol por sua variação mais conhecida na cor amarela, por energizar com seus raios capazes de iluminar vários ambientes.

Turmalina verde: Agrimensor, Bioclínico, Magistério, Técnico contábil, Técnico de rádio.

Turmalina Rosa: Ciências Contábeis, Computação, Contador, Secretária.

A pedra ideal para ajudar na elaboração de estratégias, na solução de problemas e tomadas de decisão. As crenças no poder da Turmalina dão conta ainda do tratamento e cura de doenças, do aumento da concentração, do bem-estar e, na versão rosa, do compartilhamento de afeto e curas por meio de sentimentos sutis.

A pedra que doa proteção suprema. Os especialistas a descrevem como a portadora de histórias e ensinamentos, inclusive com poder de revelar histórias de quem a usa. Protege contra stress mental e emocional, aumenta a concentração e a autoconfiança.

Joia de formatura para Colação de Grau

Para valorizar a imponência da beca uma bela joia feminina pode ser usada pela universitária. Uma sugestão de presente para formatura é o conjunto de brinco com pulseira de ouro. Seguindo apenas a recomendação da pedra para o curso, a joia passa a ter o significado esperado.

joia-formatura-joiasgold

Uma bela gargantilha de ouro ou corrente de ouro com pingente pode ser o presente ideal quando amigos ou parentes não querem deixar de oferecer um presente para o formando sem interferir na surpresa que geralmente os pais fazem presenteando com o anel de formatura. Os modelos de gargantilha e correntes de ouro e pingentes de profissões encontrados na Joiasgold, sua joalheria online, contemplam vários estilos.

O tradicional anel de formatura

Indo do tradicional ou moderno, a seção de anéis de formatura da Joiasgold permite que mais de um modelo seja dado de presente para o universitário. Um exemplo disso são os anéis com nome da profissão gravado em baixo relevo e ornamentado com pedras, ou o anel de formatura em ouro, onde o nome escrito faz parte da formação da joia, e uma das letras é cravejada com diamantes ou a pedra que simboliza aquela profissão. Sem deixar de contar, claro, com os clássicos anéis de ouro com uma pedra central.

joia-formatura-ouro-joiasgold

O significado do anel de formatura se confunde com o do anel de casamento, de noivado e de compromisso. O uso no dedo anelar da mão esquerda representa o compromisso máximo com a profissão e normalmente a solenidade do recebimento do anel acontece durante a colação de grau.

História da joia de formatura

Há mais de uma versão para o surgimento do anel de formatura, mas a nota que recebe mais força é de um grupo de estudantes de West Point, Academia Militar dos Estados Unidos, em meados do século XIX teria criado a joia de formatura para personificar cada curso e simbolizar a conquista pela trajetória acadêmica. Desde então outras instituições adotaram a prática que permanece em uso até os dias atuais.

Gostou dos nossos modelos e deseja fazer um orçamento? Entre em contato conosco através do WhatsApp: http://bit.ly/30voExj.

5/5 - (Total de avaliações: 1)
Photo of author

Autor: Joiasgold

7 comentários em “Guia de joia para formatura | evento ecumênico, colação de grau e baile”

Deixe um comentário