Tipos de aliança: como escolher a sua? Entenda!

Está se preparando para o casamento e ainda não decidiu qual tipo de aliança escolher? Saiba que essa é uma dúvida comum, mas muito importante! Inclusive, muitas pessoas se arrependem da escolha das alianças de ouro e, depois de pouquíssimo tempo, já desejam trocá-las.

Para que isso não aconteça com você, confira os tipos de alianças mais desejadas e saiba como escolher o modelo perfeito para o casal!

Um dia tão sonhado pelos apaixonados merece uma joia para eternizar esse momento mágico e cheio de amor. Não deixe para depois, afinal, as alianças são muito importantes na hora de casar!

Aliança tradicional

A aliança tradicional em ouro amarelo é, com certeza, o modelo mais procurado e amado pelos noivinhos. Para saber reconhecer esse tipo de aliança, basta identificar o formato cilíndrico, com aro liso e largura com mais de 3.5 milímetros e menos de 6 milímetros.

Alianças tradicionais de ouro

Uma peça marcante e equilibrada, esse tipo de aliança combina muito bem com pessoas que preferem joias clássicas e procuram por uma aliança confortável. Além disso, esse modelo é perfeito para as mulheres combinarem com outros anéis, como uma meia aliança e com um anel de noivado.

Tradicionalmente, essa aliança era confeccionada com a base reta, no entanto, atualmente, é possível solicitar que seja feita com o formato anatômico, também conhecido como confort, ou seja, com a base abaulada, o que garante mais comodidade. Essa é uma excelente alternativa para os homens que, em sua maioria, não estão habituados a usar anéis.

Se você ainda não está se preparando para casar e está em dúvida sobre qual joia escolher para o pedido de casamento, entenda a diferença entre aliança e anel de noivado de uma vez por todas!

Aliança cilíndrica

As alianças cilíndricas são arredondadas assim como as tradicionais, mas não necessariamente precisam ter mais de 3.5 mm ou menos que 6 mm, podem tanto ser mais grossas quanto mais finas. Esse tipo de aliança é bem encorpado e sem detalhes, deixando a atenção voltada por completo à joia.

Alianças cilíndricas com detalhes

Justamente por serem bem encorpadas, apresentam valor um pouco maior, já que levam mais ouro em sua fabricação. Isso, contudo, é um ponto bastante positivo, pois torna a joia ainda mais resistente e duradoura.

A aliança cilíndrica é muito escolhida, geralmente, por casais com um estilo minimalista, uma vez que são elegantes, atemporais e podem ser confeccionadas em aro fino.

Esse tipo de aliança deixa um efeito de relevo muito interessante, mas que pode incomodar a algumas pessoas, visto que pode ser sentido com o fechamento dos dedos. No entanto, por ser tão linda e confortável, é possível se acostumar rapidamente!

Aliança quadrada

Se vocês são um casal mais moderno e que desejam um par de alianças que fuja aos padrões, o modelo quadro é o tipo de aliança ideal! Essas peças transmitem muito estilo e modernidade, pois possuem um design reto e achatado super contemporâneo.

Quem gosta de desse tipo de aliança também pode optar por um acabamento fosco, e não brilhoso como o tradicional. Outra forma de tornar essa joia ainda mais diferente é com a inserção de detalhamentos, como frisos de ouro branco, brilhos ou um ponto de luz de brilhante, por exemplo.

Aliança slim

Essas sim são o auge do minimalismo! A aliança slim é aquela com aro super fino e pode ser confeccionada com formato cilíndrico, quadrado e até chanfrado. Esse tipo de aliança foi moda durante muitos anos e continua sendo o modelo preferido de muitas pessoas principalmente porque são discretas e fáceis de se acostumar.

Alianças slim

Os pares de aliança slim podem ganhar texturas e detalhes diferentes, tudo de acordo com o gosto do casal. Alguns modelos já são confeccionados com brilhantes, frisos, trançados e outros detalhamentos, assim, fica mais fácil escolher ao visualizar o modelo já pronto.

Uma dica importante para as mulheres que escolhem esse tipo de aliança é tomar cuidado ao selecionar outros anéis para usar na mesma mão, como aparadores, por exemplo, pois podem tirar o destaque da aliança ou, até mesmo, escondendo a joia em razão do tamanho. Caso opte por uma aliança slim, vale a pena priorizar anéis delicados e leves.

Saiba mais sobre o aparador de alianças e como usar essa joia curinga!

Aliança anatômica

Muito se fala sobre aliança anatômica, mas você sabe o que isso significa? A maior parte dos tipos de alianças podem ser confeccionados em formato anatômico, ou seja, com um abaulamento da base do anel. Dessa forma, a área de contato com o dedo é menor, o que evita que a joia aperte ou incomode de outra forma.

Alianças anatômicas

Para realizar o abaulamento da base de uma aliança, utiliza-se mais ouro, por isso, as alianças anatômicas são um pouco mais caras que aquelas com base reta. Um ponto super vantajoso que torna essa peça ainda mais linda é que ela possui uma espessura um pouco maior. Isso é visto como um investimento, dado que o conforto é evidente em apenas uma prova.

Esse tipo de aliança é indicado para todas as pessoas, afinal, conforto é bom para todo mundo, no entanto, ela é especialmente procurada por pessoas que trabalham com técnicas manuais ou com quaisquer outros serviços que fazem muito uso das mãos.

Aliança côncava

No caso da aliança côncava, o destaque aparece tanto na joia feminina quanto masculina. Esse tipo de aliança possui uma curva acentuada ao redor de todo o anel, bem no centro da peça.

Alianças formato côncavo

Bastante diferente das alianças tradicionais, a aliança côncava apresenta um design mais elaborado e arrojado, sendo perfeita para casais modernos que buscam uma aliança inovadora.

É possível encontrar esse tipo de aliança com pedras cravejadas, com acabamento fosco ou brilhoso, com frisos ou completamente lisas e sem detalhamento. Ao escolher essas alianças, você precisa levar em consideração se o modelo combina com ambas as partes e, caso sim, terá um tipo de aliança moderna para a vida toda!

Aliança cravejada

Está à procura de uma aliança feminina que seja destaque de suas mãos? A aliança cravejada de brilhantes é o tipo ideal para você, com uma dessas, terá uma verdadeira joia que nunca sairá de moda, com um design sofisticado e luxuoso. Geralmente quem escolhe esse modelo são as mulheres, uma vez que os homens preferem alianças menos chamativas e simples.

Alianças de ouro com diamantes

As alianças cilíndricas cravejadas de diamantes são as mais habituais, mas, atualmente, existem modelos quadrados, chanfrados e côncavos que também são adornados de muitas pedras e fazem sucesso entre os casais.

Gostou desse tipo de aliança? Aproveite também para conferir ideias de joias para o seu grande dia aqui na Joiasgold!

Alianças inusitadas

Sua tão sonhada aliança não é nenhuma dessas porque está em busca de uma joia diferenciada e nova? Saiba que você pode incluir os detalhes que mais gosta ao formato que se sente melhor e, ainda, com a espessura e largura que prefere.

O importante é entrar em contato com a joalheria para verificar se há a possibilidade de incluir tudo que deseja da forma como sonha.

Alguns tipos de alianças inusitadas possuem aros diferenciados, como em formato quadrado, ondulados ou com mais de um aro entrelaçado. Podem também apresentar cores diferentes, como em ouro rosé, com detalhes em preto e até mesmo pedras coloridas.

Sem contar nas possibilidades de inserir desenhos representativos, como os batimentos cardíacos, o mapa estelar de um momento especial que viveram juntos e muitas outras ideias. O que importa, de verdade, é a joia fazer sentido e a escolha ser pensada naquilo que mais combina com a personalidade do casal!

E aí, conseguiu escolher um tipo de aliança perfeito para vocês? Temos certeza que o modelo ideal está aqui na Joiasgold. Aproveite nossas dicas e faça a escolha certa!

5/5 - (Total de avaliações: 1)
Photo of author

Autor: Joiasgold

Deixe um comentário