Clássicas e cheias de elegância, as pérolas são femininas e delicadas.  Durante muitos anos foram sinônimos de sofisticação e poder, sem contar que nunca saíram de moda. Mas você conhece a diferença entre pérolas sintéticas e pérolas naturais?

Para explicar essas diferenças vamos dividir as pérolas em quatro classes: pérolas naturais coletadas, pérolas naturais cultivadas, pérolas sintéticas shell e pérolas sintéticas plásticas.

pérolas-joiasgold

As pérolas naturais são formadas por ostras. Nascem lentamente dos grãos de areia que ficam presos e irritam seu corpo no interior da concha. Quando coletadas, são bastante raras, possuem um valor muito alto, por isso, o uso fica restrito somente a joalherias.

Já as pérolas naturais cultivadas passam pelo mesmo processo das coletadas, mas nascem de uma base pré-formada e colocada manualmente no interior da concha. Assim, não podem ser consideradas falsas. Atualmente mais de 90% das pérolas naturais comercializadas são cultivadas. Inclusive na alta joalheria.

Perolas-ouro-joiasgold

As pérolas sintéticas shell são fabricadas com um substrato de porcelana ou resina recoberto com um composto formado com o pó da parte interna da concha, o que dá um brilho diferenciado e perolado. Pela qualidade física e visual, ela tem o valor de mercado muitas vezes superior à pérola natural cultivada.

Por fim, as pérolas sintéticas plásticas são obtidas por um processo mecânico. São muito arredondadas e não possuem nenhuma assimetria, como as encontradas nas pérolas naturais. Ótimas para bijuterias e assessorias no geral.

perola-moda-joiasgold

Gostou?! Então corre para o nosso site e veja nossa seleção especial de pérolas!!