Saiba a diferença entre joias preciosas e semipreciosas

As pedras preciosas e semipreciosas possuem alto brilho, garantem lindas joias e se encaixam perfeitamente em todas as opções de metais preciosos. Mas se elas são bonitas e têm características iguais, qual é a diferença entre os dois tipos de pedras?

Neste conteúdo, vamos te explicar o que difere uma pedra preciosa de uma semipreciosa, quais são as alternativas que existem e qual delas é a melhor. Continue a leitura e confira!

Qual é a diferença entre pedras preciosas e semipreciosas?

A diferença está na facilidade de encontrá-las. Apesar de ambas serem consideradas bonitas e brilhantes, as pedras semipreciosas estão disponíveis em maiores quantidades, consequentemente, são mais fáceis de encontrar.

Em razão disso, é normal que algumas gemas preciosas se tornem semipreciosas com o tempo. Inclusive, isso ocorreu com a ametista, que antes era considerada preciosa, mas ao ser encontrada em maiores quantidades, passou a ser semipreciosa.

Vista de cima de dois brincos grandes com pedras roxas em cima de uma folha verde

Outra dessemelhança está na fragilidade. As joias semipreciosas costumam ser mais frágeis e, por isso, apresentam uma durabilidade menor. Em relação ao valor, é possível encontrar gemas semipreciosas mais caras do que as preciosas, tudo depende da valorização da pedra e da procura.

O que são pedras semipreciosas?

As gemas semipreciosas são feitas a partir de pedras preciosas, porém elas estão disponíveis na natureza em proporções maiores, facilitando o encontro da joia. Esse tipo de item conta com um brilho único e é usado na confecção de lindos acessórios, como brincos, colares e pulseiras.

Vista de frente de um anel dourado com pedras cristalinas em um fundo branco

Então, investir em uma versão semipreciosa é uma boa escolha? Sim, já que o produto possui um visual atemporal e garante lindos looks para todos os estilos, como elegante, romântico, moderno e vintage.

O que torna uma pedra preciosa?

A raridade de uma pedra a torna preciosa, além, é claro, da beleza única, transparência, brilho, cor e dureza. Ela ainda possui um alto índice de refração, ou seja, reflete quando é exposta na luz do sol. Para completar, esse tipo de gema tem alta durabilidade, podendo passar de geração para geração.

Vista lateral aproximada de um anel robusto revestido em pedras preciosas.

Dentre as opções, uma das mais buscadas é a safira. Para entender os pontos fortes da pedra, preparamos um conteúdo completo sobre o que é safira e como usá-la. Confira!

Quais são as pedras preciosas?

Você deseja comprar uma joia ou outro produto feito com uma pedra preciosa e está em dúvida de quais são as gemas que estão nessa classificação? Listamos as opções consideradas preciosas. Veja quais são as principais:

  • Diamante;
    Vista lateral de um diamante transaparente deitado em um fundo roxo

  • Safira;

    Vista aproximada de duas pedras safira na cor azul

  • Rubi;

    Vista aproximada de três rubis vermelhos em um fundo branco

  • Esmeralda;

    Vista aproximada de três esmeraldas verdes em um fundo branco

  • Turmalina;

    Vista de cima  de várias pedras turmalina coloridas

  • Topázio;

    Vista aproximada de três pedras topázio azuis em um fundo branco

  • Pérola.

    Visão de frente de uma concha do mar com uma pérola dentro

Na Joiasgold, temos brincos de pedras preciosas feitos com todas as opções citadas. Trata-se de joias donas de um design exclusivo, sendo que elas podem ser usadas no dia a dia, ocasiões especiais, encontros corporativos e outros momentos.

Quais são as pedras semipreciosas?

O catálogo de gemas semipreciosas é maior e diversas alternativas estão enquadradas na classificação. Vale lembrar que, apesar de não serem consideradas preciosas, elas também são bonitas e possuem os mesmos pontos positivos.

Dentre as opções, estão:

  • Apatita;

    Vista de frente de uma pedra semipreciosa azul chamada apatita

  • Cianita azul;

    Vista de frente de pedras semipreciosas em azul chamadas de cianita

  • Ametista;

    Vista de frente de pedras semipreciosas em azul chamadas de ametista

  • Amazonita;

    Vista de frente de pedras semipreciosas em verde e branco chamadas de amazonita

  • Olho de tigre;

    Vista de frente de pedras semipreciosas em marromchamadas de olho de tigre

  • Jaspe;

    Vista de frente de pedras semipreciosas em vermelho chamadas de Jaspe

  • Fluorita;

    Vista de frente de pedras semipreciosas em azul chamadas de fluorita

  • Jadeíta;

    Vista de frente de pedras semipreciosas em verde chamadas de Jadeíta

  • Ágata;

    Vista de frente de pedras semipreciosas em laranja e branco chamadas de agata

  • Citrino;

  • Turquesa;

    Vista de frente de pedras semipreciosas em azul chamadas de turquesa

  • Opala;

    Vista de frente de pedras semipreciosas furtacor chamadas de Opala

  • Água-marinha;

    Vista de frente de pedras semipreciosas em azul chamadas de agua marinha

  • Granada;
  • Quartzo rosa;

Geralmente, as versões semipreciosas podem ser encontradas em anéis de formatura e também de debutante. Ah, e por falar nisso, que tal aprender como escolher o modelo de anel de 15 anos? Listamos o passo a passo para garantir a alternativa perfeita.

Além das gemas preciosas e semipreciosas, quais opções existem?

Ainda temos as versões sintéticas ou artificiais, ambas são produzidas em laboratórios. Geralmente, as joias feitas a partir de pedras artificias são mais baratas. A aparência é parecida com as gemas naturais, ou seja, também são consideradas bonitas e possuem um excelente brilho.

Estão na lista de alternativas artificiais as seguintes pedras:

  • Esmeralda sintética;
  • Safira sintética;
  • Turquesa sintética;
  • Opala sintética;
  • Zircônia cúbica.

Assim como falamos, esse tipo de gema possui inúmeros pontos fortes, sendo ideal para quem deseja uma joia bonita e, ao mesmo tempo, barata.

Pedras preciosas e semipreciosas: qual é a melhor?

A resposta pode variar, já que ambas possuem belezas radiantes e podem iluminar todos os tipos de composições. Para garantir uma escolha assertiva, nossa dica é que considere as características das pedras. Por exemplo, se deseja um acessório com alta durabilidade e capaz de renovar as energias, invista em uma peça com o rubi.Está em busca de uma joia com alto brilho para compor o seu anel de noivado ou da pessoa amada? Os modelos feitos com diamante são os que recomendamos. Em todos os casos, temos lindas versões no nosso catálogo, confira.

Vista de frente de duas mão femininas em um fundo branco, uma esta segurando uma caixa de joias e a outra exibe um anel

Agora que sabe qual é a diferença entre pedras preciosas e semipreciosas, temos certeza que fará o investimento certo e que mais se encaixa nas suas atuais necessidades. Se precisar de ajuda ou estiver em dúvida sobre algo que falamos, basta compartilhar nos comentários que vamos te ajudar.

Por aqui, outros conteúdos incríveis estão sendo preparados. Enquanto eles não ficam prontos, que tal conhecer quais são as pedras naturais e o significado de cada uma delas? Boa leitura e até o próximo post!

Avalie este post
Photo of author

Autor: Joiasgold

Deixe um comentário