O que é Ouro?

O ouro é um metal que encanta há séculos. Dono de um tom incomparável, ele está presente no símbolo mais famoso da união de um casal: a aliança. Mas, sua beleza peculiar também inspira os ourives e designers de joias de plantão, que estão sempre em busca de novidades no mundo da moda para criar, como brincos, gargantilhas, pulseiras, colares, pingentes e anéis.

joias-ouro-joiasgold

Usado como símbolo de riqueza e do poder desde a civilização egípcia, o ouro mudou a história dos conquistadores espanhóis e europeus, que foram buscar essa fortuna em outras terras, como a América de Sul, onde se estabeleceram.

O ouro possui características muito peculiares, entre elas: é um metal imutável, ou seja pode ser reciclado e transformado sem perder seu valor; ele é um metal mole, extremamente brilhoso, e ele e o cobre são os únicos metais da natureza que não possuem o tom acinzentado, no caso do ouro ele é encontrado em um amarelo vivo e inconfundível.

textura-ouro-joiasgold

Algumas curiosidades giram em torno do metal que já foi muito disputado na famosa “Corrida do ouro”, em 1698, que moveu milhares de pessoas a essa região em busca de um pedaço desse rico e clássico metal precioso e de alto valor agregado. Confira um pouco mais sobre o ouro abaixo!

Como o ouro se forma e é extraído?

Não há como negar a raridade desse metal precioso, e não é para menos. Ele se forma no interior da Terra em um processo complexo na crosta terrestre, em veios por onde percorrem água muito rica em minerais, a cerca de 5 a 30 km embaixo do solo.

Mesmo com todo esse processo, o ouro é encontrado em pequenas quantidades no mundo, cerca de apenas 2500 toneladas são extraídas anualmente.

Mas você deve estar se perguntando e como se forma as jazidas, bem, durante o processo de formação do ouro ele se movimenta, saem da jazida primária (onde o ouro é extraído diretamente do veio onde foi formado) para as secundárias (conhecida como extração de aluvião, realizada as margens e foz de rios).

Quilate ou Kilate? Eis a questão!

Escrita de maneira diferente, mas com a mesma pronúncia essa palavra é uma medida usada para designar o peso e o grau de pureza da pedra preciosa. Porém, uma é usada para ouro e outra para diamantes. Não se preocupe! É bem fácil saber a diferença de cada uma.

“Quilate” para indicar diamantes e “K” para peças de ouro. Mas por que essa variação de termos?

O kilate, representado pela letra “K”, ficou conhecido entre os alemães e holandeses, povo de tradição na refinaria e comércio de ouro. Por seu idioma ser o inglês, surge a expressão Kilate com K. A mudança entre as letras iniciais deu-se apenas para facilitar a comunicação.

E de onde vem a expressão “Ouro 24 K”?

A história começa com Constantino (272-337 dC), que ordenou cunhar o solidus, moeda que circulava no império romano. Essa moeda, em ouro puro, pesava 24 sementes de alfarroba (fruto), assim era apresentada a expressão “ouro de 24 kilates” para ouro fino.

ouro-24-k-joiasgold

O ouro de 24 kilates é considerado o material puro, porém, mesmo sendo um metal nobre, imune à corrosão e oxidação, o ouro puro é frágil, sendo impróprio para a confecção de joias, como exemplo, a aliança que com simples gestos poderia ter a estrutura danificada.

Então, para as joias, o ouro puro precisa ser misturado com outras ligas metálicas (cobre, zinco, niquelo e paládio) para conquistar as características necessárias, ou seja, o ouro 18k é composto por 75% de ouro puro e 25% em ligas, por isso também é conhecido como ouro 750, o mais aceito no mercado de joias no Brasil e no mundo.

ligas-metalicas-joiasgold

Dessa forma, é possível realizar reparos sem danificar o metal, caso a joia sofra uma queda, riscos ou qualquer tipo de impacto que tire o brilho do seu acabamento.

Cuidados com as joias de ouro

Para mantê-las sempre com um brilho estonteante, alguns cuidados são fundamentais.

Os produtos químicos em contato com o metal podem alterar o seu brilho. Durante a limpeza da casa, como exemplo, retire pulseiras e anéis para evitar que entrem em contato com detergente e outros artigos de limpeza.

cuidado-com-joias-joiasgold

E por fim, poucas pessoas sabem que o hábito de tomar banho com suas joias de ouro as deixam com uma aparência opaca, com o passar do tempo. Já que o sabonete cria uma película sobre a superfície do ouro, removendo o brilho da peça.

Avalie este post
Photo of author

Autor: Joiasgold

Deixe um comentário