Amuletos da sorte: conheça as principais escolhas!

Nas culturas mais antigas, amuletos da sorte eram muito usados, ou melhor, eram essenciais para a proteção, crenças e religião. Hoje, eles voltam como ícones fashion e são usados nas confecções de joias e acessórios.

Mas você sabe exatamente quais são os símbolos dos amuletos da sorte? No post de hoje, a Joiasgold traz detalhadamente sobre os amuletos, sua origem e como são usadas nas joias.Confira abaixo mais informações!

Trevo-de-quatro-folhas

Você já deve ter ouvido falar por aí que o trevo-de-quatro-folhas é uma planta responsável por trazer sorte a quem encontra, não é? A origem dessa associação é muito antiga, que surgiu na mitologia Celta. A partir de então, surgiram várias representações em gravuras, estátuas, ilustrações e, até mesmo, em tatuagens.

Pessoa segurando um trevo que quatro folhas

Mas por que o trevo-de-quatro-folhas é associado à sorte? Isso se deve a sua raridade de ser encontrado e também a numerologia, em que o número quatro carregava consigo o significado de estabilidade. Quando falamos em trevos, o comum é a planta apresentar somente três folhas, sendo que quatro já é considerado uma anomalia.

Além disso, o formato de quatro folhas lembrava muito uma cruz, que aumentava ainda mais os motivos da crença, já que os primeiros povos a terem contato com essa planta foram os ingleses e os irlandeses.

O trevo-de-quatro-folhas também pode ser encontrado em forma de pingente, o que ajuda a compor muitos looks femininos com colar para festas, trabalho e muitas outras opções.

Pingente de trevo de quatro folhas.

E você sabia que cada folha possui um significado? Confira na imagem abaixo:

Desenho de um trevo-de-quatro-folhas, ondem cada folhas está escrito sorte, esperança, amor e fé.

Olho grego

Ninguém sabe ao certo a origem do olho grego, mas existem registros de que surgiu por volta de 5.000 a.C. a 1.500 a.C. no Egito, Índia, Mesopotâmia e Síria. Mas o olho grego é popular mesmo países árabes e Turquia.

Pulseira e brincos de olho grego

Esse amuleto servia contra inveja, já que em uma lenda árabe, existia um jovem muito invejoso que conseguia destruir, até mesmo, pedras com a negatividade do seu olhar. Os habitantes da região, então, começaram a usar um talismã em formato de olho para bloquear todo o mau-olhado.

Então, o olho grego é um amuleto de proteção, recebendo toda a energia negativa e deixando-a positiva. Ah, e ele precisa ser da cor azul, remetendo aos céus e simbolizando a paz e divindade, além de na região, é muito raro alguém ter os olhos nessa tonalidade.

Modelo com vários acessórios de olha grego.

Um amuleto com olho grego pode ser um colar, brinco ou pulseira, criando uma variedade de conjuntinhos para se livrar do mau-olhado. E se você quer saber mais informações, confira nosso post sobre Olho Grego e tudo sobre ele!

Hamsá ou mão de Fátima

Já viu alguém tatuado com uma mão e um olho dentro? Essa é uma representação do Hamsá, que é uma palavra de origem árabe e significa “cinco”. Esse é um amuleto considerado contra o mau-olhado pelos adeptos do judaísmo e do islamismo. Ele também pode ser conhecido como “Mão de Fátima” ou “Mão de Hameshh”.

Pingente de Hameshh

O desenho dessa mão possui os dedos na mesma proporção e, no centro, há um olho e outros símbolos, que podem ser peixes, pombos e, até mesmo, a estrela de Davi. Por ter esses símbolos, a mão tem inúmeras representações.

Pulseira com mão de Fátima, figa, e olho grego.

A primeira delas é de que com os dedos juntos, o amuleto traz sorte, mas caso os dedos estejam separados, é para afastar todas as energias negativas. Esse amuleto é muito presente também diversas doutrinas orientais, como budismo, islamismo e judaísmo.

Elefante

o elefante é um símbolo que faz parte do Feng Shui, que representa boa sorte, além de sabedoria, persistência e determinação. Tanto na Ásia quanto na África, o elefante é símbolo de um poder soberano, já que o animal é montaria de reis e traz o poder de regência.

Pingente de elefante.

O amuleto de elefante pode ser usado de diferentes formas e também locais. Eles podem ser vistos em colares, pulseiras ou em estátuas no escritório e casa. Garantir uma vida longa é algo que o amuleto de elefante também pode proporcionar, além de fertilidade, proteção, sorte, sabedoria e conhecimento.

Figa

A figa é um amuleto simbolizado por uma mão fechada e um polegar levemente aparecendo. Ela traz sorte, prosperidade e age contra forças maléficas. O gesto da figa pode ser feito com as mãos, em que o dedo médio e indicador se cruzam e é comumente utilizado por países ocidentais para afastar as coisas ruins e doenças.

Pingente de figa

Toda essa simbologia surgiu na Itália, com o nome “manofico”, mano = mão e fico = figo. Antigamente, o figo era uma alusão ao órgão sexual feminino e o polegar ao órgão sexual masculino, usado por muitos etruscos (povo que vivia na região da península itálica antes dos romanos) como um sinal de fertilidade.

A figa pode ser encontrada em três tipos:

  • Figa de casca de Arruda: ela recebe esse nome por conta da crença de que a arruda, o material de confecção, carregue energias de proteção contra negatividade;
  • Figa de Azeviche: o azeviche é um mineral fossilizado preto, que se parece muito com um carvão. Existem lendas que falam que ele é capaz de absorver as energias negativas, e por isso a usam para fabricar figas;
  • Figa de Guiné: por último, temos a de Guiné por conta da madeira utilizada para sua fabricação.

Mas, afinal, os polegares possuem algum significado, assim como o trevo-de-quatro-folhas? Sim. O polegar representa a busca por segurança e proteção a fatores externos, o indicador representa o direcionamento, ordem e autoridade, e, por último, o médio representa a satisfação, poder e sexualidade.

Estrela de Davi

A Estrela de Davi é um símbolo usado pelos seguidores do Judaísmo, mas essa estrela pode ter várias interpretações, já que está presente em diferentes culturas e religiões.

Estrela de davi

A estrela é conhecida por algumas pessoas como Selo de Salomão, filho de Davi e considerado o rei mais sábio e rico de Israel. Ela possui 6 pontas e é um hexagrama, que para os povos judaicos, era um símbolo de proteção.

Pingente de estrela de davi.

Esse amuleto pode ser usado em um escapulário, berloque, gargantilhas e pingentes. Além disso, vai muito bem na composição de um mix de pulseiras, dando muito mais destaque para a joia.

Moedas chinesas

As moedas chinesas servem para atrair boa sorte e prosperidade. Elas são amarradas com uma fitinha vermelha e você pode usá-las em lugares onde entra dinheiro, carteira ou parede. Essas moedas possuem a atração de prosperidade em nossas vidas, em que são referidas, muitas vezes, nos livros de Feng Shui.

Moedas chinesas

Nas moedas, é possível encontrar caracteres impressos com significados específicos, além de letras que também representam uma energia específica. Quando essas letras estão juntas, uma palavra é formada. Os caracteres mais comuns são:

  • 財: objetos de valor, riqueza, dinheiro e propriedades;
  • 寶: preciosidade, tesouro e joia;
  • 進: receber, entrar e objetivos;
  • 順: possibilitar e obedecer.

As moedas chinesas são símbolo de riqueza e um amuleto que traz prosperidade. Ao invés de usar em um acessório, as moedas são geralmente colocadas em locais com dinheiro para ativar a energia.

Buda

O amuleto do Buda é, muitas vezes, retratado com a imagem de um homem gordinho sorridente e sentado, sendo símbolo para atrair fortuna e prosperidade.

Pingente de buda

Buda são todos aqueles iluminados que alcançaram a realização espiritual do budismo ou mestre budista. Um grande budista que existiu foi Sidarta Gautama, nascido em Kapilavastu, no ano de 556 a.C., uma pequena vila que ficava próxima do Himalaia, onde é hoje a fronteira do Nepal.

Com o passar do tempo, a sua imagem se tornou bem popular, já que era considerado como o “Buda Supremo”, e também passou a virar decoração para muitos ambientes. Buda significa despertar, entender, reconhecer, recuperar, etc.

Segundo o Feng Shui, você pode usar Buda como um amuleto sempre próximo ao nível dos olhos, ou seja, em estantes, mesas, entre outros.

Símbolos astrológicos

Por último, nós temos uma relação dos amuletos com a astrologia. Antigamente, a astrologia tinha muita relação com a medicina, além de magia e feitiços. E os amuletos eram associados a cada signo como uma forma de intensificar ainda mais essa energia. Qual símbolo para atrair dinheiro?

Pingentes Símbolos astrológicos

Por isso, cada signo possui um amuleto para intensificar ainda mais suas energias. São eles:

  • Áries (21/03 a 20/04): pimenta;
  • Touro (21/04 a 20/05): trevo-de-quatro-folhas;
  • Gêmeos (21/05 a 20/06): Yin Yang:
  • Câncer (21/06 a 22/07): Lua;
  • Leão (23/07 a 22/08): olho grego;
  • Virgem (23/08 a 22/09: pomba;
  • Libra (23/09 a 22/10): pirâmide;
  • Escorpião (23/10 a 21/11): mandala;
  • Sagitário (22/11 a 21/12): ferradura;
  • Capricórnio (22/12 a 20/01): chave;
  • Aquário (21/01 a 18/02): mão de hamsá;
  • Peixes (19/02 a 20/03): borboleta.

Existe o amuleto da sorte mais poderoso do mundo?

O trevo-de-quatro-folhas é considerado o amuleto mais forte, já que se trata de um símbolo da sorte irlandês e talvez o mais famoso no mundo ocidental. Tanto que encontrar um trevo-de-quatro-folhas é de 1 em cada 10 mil plantas, sendo extremamente raro.

Leia também: 5 dicas de como usar escapulário – Confira!

Gostou do nosso conteúdo? Deixe o seu comentário sobre o que achou de conhecer um pouquinho mais sobre os amuletos da sorte. Aqui no blog da Joiasgold, você encontra muitos outros conteúdos sobre joias, dicas de estilo, tendências e muito mais.

Esperamos que tenha aproveitado o post e até a próxima!

Avalie este post
Photo of author

Autor: Joiasgold

Deixe um comentário