Entenda a diferença entre certificado do ouro e garantia de joias.

As joias exercem um incrível poder de fascínio aos olhos humanos, tanto pela estima da profunda beleza que emana de suas pedras preciosas e cordões de ouro quanto pelo valor monetário que ela pode representar, é por isso que escolher lojas que ofereçam o certificado do ouro e a garantia de joias é ideal para ter a certeza da qualidade da peça que está comprando.

As joias são aquisições almejadas e que perduram por dezenas de anos se bem guardadas e conservadas. Essa soberania pode ser muito representativa em uma família, passando um item, como anel, gargantilha ou brinco de geração para geração, representando uma herança familiar. Joias com essa conotação sentimental possuem um valor ainda maior, pelo apego emocional que lhe é dedicada e a história que ela pode carregar.

O que é Certificado de ouro

Por isso, ao adquirir uma joia de ouro é importante observar se este item é realmente produzido com o metal dourado mais cobiçado do mundo. Para isso, as peças sempre vão acompanhadas de um certificado de ouro, o qual é responsável por assegurar a autenticidade e a pureza do metal, uma vez que o ouro é o material mais nobre encontrado na natureza.

Para entender um pouco sobre a pureza do ouro é preciso explicar que ele é dividido em 24 partes que são chamadas de kilates, porém, o ouro puro 24k é um material extremamente frágil, impossibilitando o manuseio para a criação de joias. Por isso, o ouro puro é misturado com outros materiais que são chamados de ligas metálicas, como zinco, níquel, cobre e paládio, para dar sustentação e firmeza à elaboração da peça preciosa.

Exatamente por esse processo de fabricação que as joias costumam ter 18 kilates, pois possuem 18 partes de ouro puro, mais seis de ligas metálicas, dando sustentação e forma. Outra maneira fácil de exemplificar é dizer que 75% são partes de ouro e os outros 25% são de outros metais e por isso muitos lugares denominam de ouro 750.

Essa mistura com ligas metálicas possibilita a criação de outras tonalidades de ouro, como por exemplo, para criar o ouro rosê, os 25% podem ser compostos por cobre, o responsável pelo tom delicado e vintage. Já o ouro branco, a porcentagem da liga fica a cargo do paládio, sem perder qualidade, preservando a autenticidade e enriquecendo a beleza da joia.

Por isso é importante saber a diferença entre joia e semi-joia. Uma peça banhada a ouro não é é uma joia valiosa, mas uma bijuteria ou semi-joia, no caso de trazer algumas gemas preciosas  ou semi-preciosas.

Independente do tom do ouro o certificado de garantia é essencial, pois não tira seu valor como um metal precioso e que merece ser autenticado.

O que é garantia de joias?

Ao contrário do que muita gente pensa, certificado e garantia de joias são coisas completamente diferentes. A garantia, como o próprio nome diz, é um termo de proteção que você recebe ao comprar uma joia, descrevendo quais procedimentos serão cobertos pela joalheria caso haja alguma avaria na peça.

Costuma-se assegurar os aspectos técnicos de fabricação do item e limpeza ocasional da peça. Casos de danos decorrentes de utilização inadequada, como manuseio de produtos químicos e quedas não são vestidos pela garantia de joias, assim como perda de pedras, etc.

Mas é claro que cada loja possui sua política quanto à garantia de joias e na hora de adquirir um modelo é muito importante estar atento a essas especificações. Além disso, saber quais cuidados ter com a joia, ajuda muito a manter sua beleza e qualidade.

Com essas precauções, com certeza, você estará adquirindo uma joia de qualidade e que fará parte da sua família por muitas e muitas gerações, afinal o ouro é para sempre, assim como as gemas preciosas e o amor infinito por alguém especial.

certificado-garantia-ouro-joiasgold

Avalie este post
Photo of author

Autor: Joiasgold

1 comentário em “Entenda a diferença entre certificado do ouro e garantia de joias.”

Deixe um comentário