Presente de batizado: o que presentear neste dia especial?

Se você foi escolhido como padrinho ou madrinha de batismo, pode marcar esse momento tão lindo com um presente de batizado para simbolizar o seu afeto pelo bebê e possibilitar que ele tenha uma lembrança desse dia.

Embalagem de presente de batizado

Caso tenha dúvidas com relação a que tipo de mimo escolher, lembre que a importância do presente não está em seu valor material, e sim no sentimento representado por ele. Se para você é difícil escolher o que dar de presente de batizado, vamos te ajudar com excelentes opções para você decidir.

11 opções de presente para batizado

O batizado é um momento muito especial na vida da mãe, do pai, do bebê e dos amigos ou familiares escolhidos para assumir a responsabilidade de apadrinhar a criança. Essa cerimônia apresenta o bebê diante de Deus para que ele obtenha sua identidade religiosa.

Um momento tão significante para a família pode ser marcado por um belo presente, que servirá como um símbolo do momento, fortalecendo na memória de todos que se afeiçoam ao bebê, a beleza da ocasião. Mas o que dar de presente de batizado para afilhado ou outro bebê querido? Vamos ajudar você a escolher um presente especial. Confira as dicas abaixo:

1. Escapulário infantil de ouro

Esse presente de batismo é muito valioso, não só pelo material do qual é feito, mas também, pelo valor sentimental e espiritual que carrega. Os escapulários costumam ter uma gravação no metal de um lado e no outro coloca-se uma foto.

Imagem em foco de mulher usando escapulário com símbolo infantil

É comum encontrar nessas peças a imagem de algum santo protetor, de um anjo da guarda ou do próprio Cristo. No entanto, essa foto pode ser de você com seu afilhado no dia em que foi realizada a cerimônia de batismo. Conforme o bebê crescer, olhando para seu presente diariamente, saberá que foi dado por uma pessoa especial, o que ajudará a nutrir seu sentimento de afeto.

Imagem em destaque de corrente com símbolos infantis

No outro lado do escapulário, você pode mandar gravar qualquer mensagem curta que deseje passar para a criança, a data do evento ou a referência de algum versículo inspirador.

2. Pulseira com gravação

Um pulseira de ouro ou prata é um presente de batizado bem comum, no entanto, não deixa de ser um lindo e atencioso mimo. Além do charme desse acessório, a peça ajuda na identificação do bebê, devido ao nome gravado nela.

Pulseira infantil de ouro

A pulseira pode ser ajustada de forma que não aperte o bracinho, também sendo fácil de limpar, por ser de metal. O ouro está muito ligado à riqueza e à prosperidade, características que remetem a um dos presentes recebidos pelo Cristo, na visita dos Reis Magos.

Atente-se à qualidade e ao tamanho da pulseira, para se certificar de que realmente irá servir no pulso do neném e que terá durabilidade para que os pais do bebê a guardem como lembrança, quando já não couber mais.

Imagem de bebê usando pulseira de ouro

Leia também: Porque as joias em ouro são mais recomendadas para bebês e crianças?

3. Tercinho personalizado de ouro

Como o batizado é feito na Igreja Católica, faz sentido dar um tercinho personalizado de ouro como presente nesse dia tão especial. Os próprios pais, se forem religiosos, ficarão muito agradecidos e felizes com sua sensibilidade de pensar em um presente com significado importante para essa família.

Os pais ainda poderão utilizar esse terço para rezar com a criança em sua casa e também quando forem à igreja. Desde nova, a criança já terá contato com o terço e saberá a importância deste objeto religioso.

4. Correntinha com pingente

Oferecer uma correntinha com um lindo pingente religioso é gesto amoroso e delicado. Há diversas alternativas, como uma medalha de um santo protetor, um pingente relicário com foto, a imagem da Nossa Senhora gravada ou o anjo da guarda, por exemplo. Aqui também caberá sua sensibilidade e criatividade para escolher o que mais fará sentido para a criança batizada.

Caso queira dar um presente de batizado que seja personalizado e se diferencie dos outros, peça para algum joalheiro gravar no pingente o dia do batismo e o nome do bebê. Assim, ficará eternizada a data da cerimônia.

5. Caixinha de música Infantil

Enquanto algumas caixinhas de música têm bailarinas rodopiando, outras remontam um carrossel ou até nuvens com anjinhos da guarda. Ao dar corda, as caixinhas entoam uma doce melodia para acalmar o bebê.

Por essas características a caixinha de música pode estimular a audição e se inserir na memória afetiva da criança. Se a música for calma, pode ser uma aliada para que o bebê adormeça ao escutar. Um presente super delicado e fofo, não é mesmo?

6. Porta-retrato personalizado

Uma foto em família nesse dia tão especial permitirá eternizar esse momento, o qual será relembrado em todos os encontros que tiverem em seguida, como aniversários, almoços e outras comemorações. Uma foto como essa merece estar em um lindo porta-retrato, certo?

É possível personalizar a moldura colocando a data e nome dos padrinhos no porta-retrato. Dessa forma, a peça poderá ser usada como artigo de decoração de algum cômodo da casa, sempre à vista da criança para lembrá-la dessa ocasião tão importante e bonita de sua vida.

Aproveite para saber também sobre as joias personalizadas e o seu poder de contar histórias!

7. Toalhas personalizadas

Apesar de parecer um presente simples, ao realizar a cerimônia do batismo o bebê terá sua cabeça molhada e precisará de uma tolha para secá-la. Neste momento entrará o presente para o seu afilhado: uma linda tolha personalizada com o nome bordado ou, até mesmo, as frase “meu batismo”.

A cor mais indicada para a toalha é o branco, a qual remete a paz, tranquilidade e pureza, mas há quem prefira alinhar com os pais e, de repente, combinar o presente com a cor das lembrancinhas da cerimônia. Outra opção que segue a mesma linha é dar um pequeno roupão. Não esqueça de embrulhar e colocar um laço para causar um impacto positivo de cuidado e delicadeza.

8. Roupa para usar no dia do batismo

Tanto para as meninas quanto para os meninos, há inúmeras opções de roupas belíssimas para a cerimônia de batizado. As meninas costumam colocar um vestido branco ou outra cor de preferência dos pais. Já os meninos colocam uma roupa social com tons claros.

Se for escolher uma roupinha para presentear, descubra se há um tema para a cor do batizado ou preferência de modelo da roupa para não atrapalhar o plano dos pais. Entre em contato para avisar que gostaria de oferecer esse presente e pergunte o que gostariam que o filho usasse durante o batismo.

9. Sapato

Para combinar com a roupa, os sapatos entram em cena. Da mesma maneira que as roupas, existem várias opções de sapatos. Sejam eles sapatos sociais do tamanho dos pezinhos do bebê, tênis ou sapatilhas com laços ou pérolas para decorar, é bom se informar com os pais sobre a preferência para esse tipo de presente de batizado.

A cor do sapato não precisa ser a mesma que a da roupa. No entanto, precisam harmonizar entre si. Tons neutros e mais claros são os mais fáceis de acertar. Certifique-se também da numeração do pé do neném para que os calçados não fiquem grandes ou pequenos demais.

10. Manta na cor branca

Tanto na saída do hospital quanto no batizado, a manta branca pode ser utilizada, já que a peça serve para embalar o bebê, principalmente em dias mais frios. Essa manta costuma ser guardada com muito carinho pelos pais e, anos após ser “aposentada”, é mostrada ao filho junto com os registros feitos para recordar o momento.

Verifique a qualidade do tecido e se é macio para que a pele do bebê não seja agredida. As mantas de algodão são, normalmente, as mais indicadas. Personalize com a letra inicial, nome, data de nascimento ou de batismo do pequeno. Alguns modelos contam com rendas, laços e outros enfeites que deixam as mantas ainda mais bonitas. Capriche em sua escolha!

11. Almofada personalizada

Proporciona conforto, aconchego e ainda participa da decoração do berço. A almofada personalizada permite expressar o que você deseja para o bebê em forma de mensagem ou imagem impressa no tecido. Algumas pessoas optam por inserir uma imagem da criança, outros apenas aplicam seu nome ou uma oração.

A cor e os enfeites que irá colocar ficam a seu critério. Entretanto, as cores mais claras são mais fáceis de combinar com as decorações mais comuns de quartos de recém-nascidos e crianças. Existem desde os modelos simples de almofadas até os mais elaborados, com bordados e renda. Basta, você analisar o gosto dos pais e avaliar a decoração do quarto.

Agora, com todas essas sugestões, selecionar o presente para batizado de bebê não será um problema. Não há desculpa para não escolher um presente de batizado que seja memorável. Aproveite para conferir também o real significado do escapulário e como usar essa joia religiosa!

Avalie este post
Photo of author

Autor: Joiasgold

Deixe um comentário