Diamante

Presente na maioria das joias, o Diamante é a pedra preciosa mais amada do mundo, e não é a toa. Sua beleza rara pode ser apreciada em joias como colares, pingentes e anéis, este último, por exemplo, é o favorito entre os homens para realizar o pedido de casamento. Mas você sabe o que é Diamante? É isso que trazemos pra você nessa matéria do nosso blog.

Ele é o protagonista em qualquer situação por sua lapidação que ilumina os olhos de quem aprecia a sua delicadeza e magnífica formosura.

diamante-gif-joiasgold

O que é Diamante?

Antes de ser visto como pedra preciosa que acrescenta charme e magnitude a uma joia é interessante mencionar como ele se forma na natureza para entender a sua raridade e valor no mercado. A pedra nasce de um único elemento, o carbono.

Diamond and piece of coal

E, além disso, está entre os mais duros materiais usados em joias, Na verdade é gema mais dura do planeta Terra, mas isso não significa que não pode quebrar, sua dureza é diferente de tenacidade, ou seja, ele em a dureza que pode riscar qualquer material, mas só poderá ser riscado por outro diamante. Já a tenacidade mede a sua resistência a impactos, ou seja ele pode quebrar sim, então é preciso cuidado e tratar a sua joia com muito carinho.

Há várias teorias sobre o surgimento do diamante, entretanto, o que se sabe é que eles se formaram há mais de 2,5 bilhões de anos. Alguns acreditam, quando se pergunta o que é diamante, é que ele surgiu no manto terrestre, ou por conta de depressão tectônica, por conta de um meteorito que caiu na Terra há milhares de anos e alguns até que vieram do espaço, já que a NASA já encontrou pequenos diamantes em meteoros e até uma estrela, como a Lucy por exemplo, de diamantes.

estrela-diamante-lucy-joiasgold

Temperaturas e pressão precisas são essenciais para a sua formação. Já parou para pensar que os diamantes mais jovens têm cerca, de 45 milhões de anos e os mais velhos 2,5 bilhões? Ou seja, sua resistência é capaz de atravessar milênios até chegar à confecção das joias. Agora dá para entender porque são tão valiosos.

O significado do Diamante

O nome deriva do grego adamas, que significa “indestrutível” associando a sua durabilidade e algo que é eterno.

Para os franceses, a pedra simboliza a sabedoria, inocência e fé, e também, é uma maneira de manter a união entre os casais. Para alguns é conhecida como a pedra da reconciliação. Outra simbologia o cerca como: honestidade, pureza, perfeição, fidelidade e energia. Tudo o que esperamos para a nossa vida, não?

Logo, podemos pensar que ao presentear uma pessoa com essa preciosidade estamos levando um pouco desses sentimentos em forma de joia. Para os noivos isso se torna ainda mais especial, quando o tão aguardado pedido de casamento ocorre e lá está o diamante com o seu brilho, para intensificar o momento e concretizar a simbologia do felizes para sempre.

aneis-noivado-diamante-joiasgold

Diamantes de outras cores

Apesar de o diamante ser conhecido pela sua cor transparente com um brilho magnífico, acredite, a gema preciosa pode ser encontrada na natureza em outras cores. Mas você deve estar se perguntando o que é diamante de outras cores? Como eles se formam?

Bem, como dissemos anteriormente, os diamantes se formam no centro da Terra e por mudanças geológicas e tectônicas acabam chegando próximos a superfície de onde são extraídos. Seguindo essa linha de raciocínio, no decorrer desse processo ele pode ter contato com outras substâncias que acarretam em uma cor diferenciada para essa gema, como o diamante amarelo (por conta do nitrogênio), o diamante azul (por conta do boro), entre outros.

Além disso, algumas deformidades no diamante, quando ele não tem contato com impurezas, podem formar diamantes muito raros, como os da cor marrom ou rosa.

anel-ouro-an32218p

Há também o lindíssimo diamante negro, no qual estudos indicam que nem pertencem ao nosso planeta, ou seja, é considerado extraterrestre, por conta da presença de hidrogênio, mostrando que ele deve ter sido formado em um ambiente rico desse componente, curioso não? E outra curiosidade é que ele só é encontrado no Brasil e na República Centro-Africana.

diamante-negro-joiasgold

Cuidados com joias que possuem a pedra diamante

Você sabia que a pedra atrai gordura e repele água? É aconselhável realizar uma limpeza, uma vez ao ano, para retirar vestígios de gordura e também para manter o brilho da peça.

Uma solução bem prática é deixá-los de molho em um pote com água morna e detergente neutro, por alguns minutos. Com o auxílio de uma escova de dente, de cerdas macias, remova as impurezas, esfregando bem suavemente.

Mesmo sendo o diamante muito resistente, é recomendado que a higienização da sua joia seja feita por um profissional, ele estará apto a realizar esse procedimento da melhor maneira.

Na nossa loja temos uma variedade imensa de joias com diamantes para todos os gostos e bolsos, desde modelos básicos e tradicionais, até imponentes e modernos com outras gemas preciosas em uma única joia. Vale a pena conferir. Afinal é um objeto eternizado e que representa o amor mais puro e infinito.

5/5 - (Total de avaliações: 1)
Photo of author

Autor: Joiasgold

1 comentário em “Diamante”

Deixe um comentário