Cuidados com joias: dicas para cuidar dos acessórios

Conhecidas pela longa durabilidade, as joias são um verdadeiro tesouro, não à toa, elas devem ser tratadas de forma especial. Para a beleza ser mantida e o brilho continuar por muitos anos, separamos dicas sobre como cuidar das peças feitas em ouro ou que possuem pedras preciosas.

Trata-se de orientações responsáveis por evitar manchas, desgastes e outros tipos de danos. Continue a leitura e aprenda!

1. Evite passar perfumes e cremes perto do ouro

Por contarem com produtos químicos, álcool e outros componentes abrasivos, os perfumes e cremes têm a capacidade de danificar os acessórios confeccionados em ouro. Por isso, o primeiro cuidado com as joias será mantê-las sem contato com esses cosméticos.

Pessoa passando perfume no pulso.

Mas o ouro não é um produto resistente? Apesar de ser considerado resistente, ele é sensível a alguns compostos químicos. Por exemplo, o álcool de perfumes pode causar manchas. Dessa forma, prefira passar o perfume e os cremes antes de colocar os acessórios.

As suas joias estão sem brilho ou com a aparência de sujas? Compartilhamos dicas fáceis e práticas de como limpar ouro.

2. Mantenha joias de pérolas longe da umidade

Os colares, as pulseiras, as tornozeleiras e os brincos com pérolas são acessórios sensíveis e a umidade pode danificá-los. Ao entrarem em contato com a água, elas podem inchar e apresentar rachaduras na superfície. Além disso, os líquidos ainda causam a mudança de cor, a perda de brilho e o aparecimento de mofos e fungos.

Pessoa segurando dois brincos de diamante e perola.

3. Tire os acessórios para dormir

Durante o sono, é normal que o corpo faça diversos movimentos involuntários e, ao realizar esses deslocamentos na cama, os acessórios podem ser danificados. Dentre as possibilidades, as joias podem ficar presas no lençol ou enroscadas na roupa, ambas comprometem a estrutura da peça.

Uma moça dormindo em uma cama

Para quem comprou uma joia recentemente, mas não sabe como saber se é ouro, reunimos técnicas que ensinam como identificar a originalidade do acessório. Aprenda!

4. Guarde as joias separadas

O contato entre as peças pode apresentar uma série de danos, como arranhões, reações químicas e nós. O último caso ocorre, principalmente, em correntes, pulseiras e tornozeleiras, sendo que os emaranhados costumam ser difíceis de desfazer.

Expositor com três anéis.

Para quem deseja saber onde guardar as joias, indicamos caixas ou saquinhos individuais. Como resultado, você prolongará a vida útil dos acessórios. Ah, e como falamos em colar, que tal aprender a aproveitar a versatilidade que ele oferece? Reunimos várias ideias de looks femininos com colar para trabalhar, ir em festas e mais.

5. Deixe os acessórios em ouro longe da areia

A quinta dica sobre os cuidados com joias de ouro está relacionada à areia e será super útil para quem ama ir à praia. Ao ter contato com as joias, os grãos de areia podem corroer a peça, manchá-la e até mesmo descolorir a tonalidade do ouro.

Moça tomando sol na praia

Além disso, os acessórios acabam apresentando um acúmulo de sujeira difícil de remover e responsável por mudar a beleza do produto.

6. Retire anéis para realizar serviços domésticos

Assim como os cosméticos, os produtos de limpeza contam com componentes químicos corrosivos que colocam em risco a aparência das peças em ouro e com pedras preciosas. Por isso, é necessário retirá-los sempre que for manusear águas sanitárias, alvejantes e outros itens.

Para as amantes de anéis, que tal aprender qual o significado do anel em cada dedo? Por exemplo, existe um dedo ideal para mostrar confiança, equilíbrio e outras características. Temos certeza que amará conhecer!

7. Mantenha os acessórios em espaços arejados

Ambientes fechados costumam criar umidade, responsável por danificar as joias, assim como explicamos na segunda dica. Por isso, a recomendação é deixar os acessórios em locais arejados e longe do sol.

várias opções de anéis

8. Manuseie os acessórios sempre com cuidado

As peças em ouro costumam ser sensíveis e o manuseio deve ser realizado delicadamente. No caso das opções com pedras preciosas, a dica é evitar tocar diretamente na pedra, preferindo pegar o acessório pelo aro ou pela parte em metal.

Pessoa segurando uma corrente com um pingente de coração

[[ Imagem ]]

Se deseja investir em novas joias com pedras, indicamos que conheça os significados das pedras naturais. Na lista, estão o quartzo, o rubi, a apatita, a safira e outras alternativas.

9. Retire as joias durante atividades físicas

Para finalizar as dicas de cuidados com joias, temos uma das principais recomendações: tirar as joias sempre que for praticar um esporte ou atividade física. Além do risco de arranhões, amassados e quebraduras, o suor e produtos de higiene afetam a integridade das peças.

Consequentemente, os acessórios podem apresentar perda da cor, do brilho e ficar com a estrutura áspera. Em academias, ainda há a possibilidade de ocorrer lesões, já que o item pode ficar preso em aparelhos e até mesmo em tecidos.

Agora que você sabe onde guardar as joias e como cuidar da melhor forma de cada uma delas, temos certeza de que poderá aproveitar mais a beleza das suas peças. Caso ainda tenha dúvidas sobre o assunto, compartilhe-as nos comentários que vamos te ajudar.

Até o próximo conteúdo!

Avalie este post
Photo of author

Autor: Joiasgold

Deixe um comentário