Entenda quais são os cuidados necessários com pérolas

Comprar uma joia é um investimento, pois, se bem cuidadas, podem durar muitos anos, ainda mais as pérolas. Essas são joias que precisam de muita atenção e cuidado, e com algumas dicas de limpeza essencial, elas continuam sempre lindas.

Caixa de presente com um par de brinco e pulseira do lado

No post de hoje, a Joiasgold te mostra algumas dicas de cuidado que são necessárias para proteger a pérola, que é uma joia capaz de tornar qualquer look mais simbólico e atemporal, que encanta mulheres de todas as idades. Confira mais detalhes logo abaixo:

1. Use os produtos certos para limpar

O primeiro passo é começar usando os produtos corretos para limpar a pérola. Dessa forma, você mantém a joia muito mais conservada e preservada por longos anos. Uma das maneiras mais seguras de limpar as pérolas é usando água morna e um sabão neutro e suave.

Pessoa limpando uma pérola em uma flanela preta.

Você pode molhar um pano macio ou uma esponja em água morna, adicionando uma pequena quantidade de sabão neutro e limpando suavemente as pérolas. Evite ao máximo o uso de sabões abrasivos e produtos de limpeza semelhantes, pois eles podem danificar toda a superfície delicada da pérola.

2. Guarde em um local apropriado

Para manter as pérolas novinhas e sempre lindas, é extremamente importante você guardá-las em um local apropriado e longe de outras joias para evitar qualquer tipo de atrito, como os seus brincos grandes no porta-joias.

Caixa de joias com separador

Você pode e deve armazenar as suas pérolas em um estojo de joias macio, sendo ainda melhor se tiver aqueles paninhos de seda macios ou de tecidos bem delicados, como a camurça. Com esse tipo de tecido, você protege a pérola contra possíveis arranhões. Além disso, mantenha a caixinha longe do calor excessivo, já que isso pode causar a desidratação e danos à camada nacarada das pérolas.

3. Evite o contato com a água

Se você quiser que sua pérola dure por anos ou até décadas, precisa saber que um dos cuidados necessários para isso é evitar o contato com a água. O cloro é um dos responsáveis por tirar todo o seu brilho natural e não queremos isso de jeito nenhum para a pérola!

Ficar muito tempo com a pérola em contato com a água faz com que elas fiquem mais frágeis ao longo do tempo, ou seja, aumentando o risco de lascas, rachaduras ou, até mesmo, da descamação da superfície. Então, sempre que pensar em dar aquele mergulho na piscina, mar ou para tomar um banho, lembre-se de tirar a sua joia com pérolas.

4. Proteja a pérola dos atritos e batidas

As pérolas são extremamente delicadas e existe uma grande chance de ficarem marcadas se colidirem com qualquer outro tipo de material. Por exemplo, você pode evitar o atrito da pérola com outras joias guardando-a separadamente, principalmente longe daquelas outras pedras mais duras.

Pulseira com pérolas em uma caixa de presente no tom branca.

Ao se vestir ou tirar suas roupas da criação do look clássico, ainda mais aquelas que têm zíperes ou partes metálicas, muito cuidado para que as pérolas não arranhem acidentalmente. Ah, e nada de usar as pérolas quando for fazer atividades físicas ou qualquer outro tipo de esporte, já que não queremos nenhuma batida acidental na joia.

5. Coloque a pérola após aplicar cosméticos

Por último, e não menos importante, temos essa dica para as mulheres que amam um perfume: cuidado ao colocar a pérola antes da aplicação. O ideal para poder preservar as suas joias é usar o seu perfume preferido e esperar secar. Isso serve para qualquer tipo de acessório com qualquer joia, mas é de extrema importância para aquelas com pérolas.

Pessoa segurando um fraco de perfume.

Dica da Joiasgold: aplique o perfume nos pulsos ou atrás da orelha para evitar qualquer risco de contato. Então, evite qualquer tipo de cosmético, hidratante corporal ou maquiagem na região onde a joia ficará, pois a pérola é sensível ao álcool e outros corantes usados em bases.

Afinal, o que é uma pérola?

A pérola é uma gema formada dentro de conchas de moluscos, principalmente de ostras e mexilhões. Ela é produzida a partir de um resultado da reação de defesa do molusco contra corpos estranhos ou irritantes que penetram em seu interior. O corpo estranho nada mais é do pequenos grãos de areia ou parasitas do mar.

um pérola em cima de uma concha.

Em resposta a essa invasão de corpos estranhos, o molusco secreta camadas de uma substância chamada nácar ao redor do corpo. O nácar é uma combinação de minerais cristalinos e proteínas orgânicas que formam camadas concêntricas, criando gradualmente a pérola. Esse nácar é responsável por dar brilho às pérolas.

Pode usar pérola todo dia?

Sim, você pode usar a pérola todos os dias e muitas mulheres têm essa joia como parte da sua coleção de joalheria diária. A única coisa a se fazer é manter o cuidado diário para permanecerem mais bonitas e em boas condições. E se você quer saber mais sobre produções para o seu dia, confira nossas dicas e inspirações de looks para o dia a dia!

Modelo com vários acessório de pérola

O que fazer quando a pérola descascar?

Se a pérola começou a descascar, a melhor coisa a se fazer primeiro é ter muito cuidado e parar de usá-la descascada para evitar que o problema fique maior ainda. Caso a escamação seja leve, uma leve passada de pano úmido já pode ajudar a remover algumas sujeiras mais superficiais.

Agora, se a pérola estiver com níveis avançados de descamação, o melhor a se fazer é levá-la até um joalheiro profissional ou especialista que pode avaliar o problema e sugerir as melhores opções de reparo.

Leia também: Looks femininos com colar: ideias para trabalho, festas e mais!

Evitar o uso de produtos abrasivos na hora de cuidar da pérola é crucial para manter a joia em perfeito estado e garantir ainda mais brilho para seus looks por muito tempo. Se você gostou do nosso conteúdo, continue a visita em nosso blog e leia outros posts sobre joias e dicas para você arrasar no visual. Esperamos que tenha aproveitado o post e até a próxima!

Avalie este post
Photo of author

Autor: Joiasgold

Deixe um comentário