Seja na hora de comprar um novo anel pela internet, escolher um presente para outra pessoa ou fazer o pedido de casamento, a mesma dúvida surge: “Como medir o tamanho do anel e saber o aro correto?”.

Mão feminina com aliança

A boa notícia é que existem formas fáceis e práticas para descobrir o tamanho de anel ideal para cada dedo. Neste post, listamos elas para você conforme as medidas de circunferência e diâmetro do Brasil.

1. Use um cordão

A primeira forma de saber o tamanho de anel correto precisa apenas de um cordão e uma régua. Uma das técnicas mais recomendadas para quem não tem um anel em casa.

Vamos para o tutorial:

  • Pegue a linha ou barbante e dê uma volta na articulação do dedo;
  • Marque a medida com uma caneta ou corte o local onde a linha/barbante parou;
  • Estenda o fio na régua e veja até onde ele foi. O resultado será o tamanho de anel ideal.

Durante a medição, certifique-se que o barbante não está muito justo ou folgado demais no seu dedo.

2. Confira o diâmetro do anel com uma régua

Deseja fazer uma surpresa? A segunda maneira de como saber medidas de anel é perfeita para você! Para isso, será necessário ter um anel que a pessoa usa no mesmo dedo da joia que será comprada.

Use uma régua para medir todo o diâmetro do anel, mas sem contar com as bordas do acessório. Como o resultado será em milímetros, compartilhamos uma tabela de tamanho de anel em mm. Confira:

Tabela de medida de anel em mm Joiasgold

MEDIDA DO AROMEDIDA DIÂMETRO EM MM
1014,80 mm
1115,20 mm
1215,50 mm
1315,80 mm
1416,20 mm
1516,50 mm
1616,80 mm
1717,20 mm
1817,50 mm
1917,80 mm
2018,20 mm
2118,50 mm
2218,80mm
2319,20 mm
2419,50 mm
2519,90 mm
2620,20 mm
2720,50 mm
2820,80 mm
2921,20 mm
3021,50 mm
3121,80 mm
3222,20 mm
3322,50 mm

Comprou uma aliança ou anel de ouro? Aprenda como cuidar da joia.

3. Use o medidor de anel

O medidor de anel pode ser encontrado em joalherias, lojas que vendem anéis e sites online para compra. Esse método é o mais assertivo, já que existem muitos tipos de aros. Um exemplo são as alianças anatômicas. Elas possuem uma curvatura interna responsável por deixar a joia mais confortável e o tamanho do aro pode mudar comparado com o de uma aliança tradicional lisa.

Assim como a medição do diâmetro do anel com uma régua, é indispensável escolher um anel usado no mesmo dedo do presente ou da nova joia.

Medidor de anel

4. Imprima um diagrama de medidas

Outra forma fácil de saber medidas de anel é com um diagrama de tamanhos. Ele está disponível na internet para impressão com tamanhos variados de aros de anel.

Após imprimir o diagrama de medidas, você deve colocar o anel aro por aro até encontrar o melhor encaixe. Caso tenha dúvidas do resultado, nossa dica é optar pela maior opção. Para ter certeza de que o diagrama está correto, meça com uma régua a medida interna do anel no papel.

Você também pode se interessar por: Em qual mão usa aliança de casamento? Confira!

5. Utilize uma aneleira

A aneleira é uma ótima alternativa para quem vai fazer uma compra pela internet e está com dúvida sobre qual o tamanho de anel escolher. Esse medidor possui vários tamanhos de aros e costuma estar disponível em locais que vendem anéis e alianças.

Considerações na hora de medir seu dedo

Algumas situações podem interferir no resultado do tamanho do anel. Por isso, é necessário considerar alguns pontos para garantir a escolha da medida de anel ideal para o seu dedo. Confira quais são elas:

Prefira medir o dedo em dias quentes

Quando o dia está muito frio, nossos dedos tendem a ficar mais finos. Já no calor, o corpo retém mais líquido e pode apresentar inchaço. Sendo assim, se você medir seu dedo em dias com baixa temperatura, o anel poderá não servir quando os termômetros subirem.

Evite medir no período da TPM

Algumas mulheres sofrem com muito inchaço durante o período pré-menstrual, principalmente nas extremidades (pés e mãos). Como isso é por um curto período, o ideal é não medir os dedos na TPM.

Meça os dedos mais grossos pela parte superior

É possível que as juntas dos dedos sejam mais grossas do que a base onde o acessório fica. Se esse é o seu caso, faça a medição com a linha na parte mais grossa do dedo. Apesar do anel ficar mais largo na base, não há o risco dele não entrar ou sair.

Com essas dicas, ficou mais fácil escolher o tamanho de anel ideal para você ou para outra pessoa. Esperamos que elas tenham te ajudado!

Gostou do conteúdo e deseja ver mais posts sobre joias e dicas de looks? Acesse o blog Joiasgold e leia textos incríveis sobre anéis, brincos, colares, piercings e outros acessórios.

4.1/5 - (Total de avaliações: 7)
Photo of author

Autor: Joiasgold

2 comentários em “”

Deixe um comentário