Saiba tudo sobre gargantilha e veja looks incríveis para se inspirar

Diferentes tamanhos, design e materiais. A gargantilha é um acessório extremamente versátil e com variações de modelos para compor qualquer look. Também conhecida como choker, as gargantilhas transitam por diferentes estilos: gótico, romântico, moderno, despojado e outros.

Saiba tudo sobre o que é gargantilha, como usar, modelos e ideias de looks para te inspirar. Continue a leitura para descobrir tudo isso e muito mais!

O que é gargantilha?

A gargantilha é um tipo de colar, porém é mais justa ao pescoço e com modelos mais curtos. Algumas variações conhecidas das gargantilhas são escapulário, gravata e ponto de luz.

modelo feminina exibindo um mix de colares com uma gargantilha

Esses modelos podem ser confeccionados em diferentes materiais. Ouro 18k, prata e ouro branco são as principais matérias usadas na elaboração desse acessório de moda.

modelo vestida de vermelho exibindo uma linda gargatilha dourada de ouro 18k

Leia também: Tipos de correntes: confira a que mais combina com você

Qual é a diferença entre gargantilha e colar?

A gargantilha é um tipo de colar, a principal diferença entre eles está na aparência. A gargantilha é mais justa ao pescoço, diferente do colar, que é mais soltinho.

três modelos femininas exibindo um conjunto de colares e gargantilhas

No caso da gargantilha, as modelagens possuem diferentes espessuras, variam de fitas mais finas até opções mais grossas. Já o colar conta com muitos tamanhos, mais curtos ou longos — peças versáteis para qualquer look.

O colar e as gargantilhas são facilmente combinados com vários looks femininos, principalmente vestidos, croppeds e blusas. Assim, blusas ciganinha, gola U e decote quadrado criam looks incríveis com qualquer tipo de colar — inclusive a gargantilha. Se ficou interessada, conheça mais formas de combinar colar com blusas.

Vamos agora conhecer alguns modelos de gargantilha!

5 modelos de gargantilha que você precisa conhecer

Como falamos anteriormente, as gargantilhas são acessórios de moda extremamente versáteis — um item essencial para qualquer mulher.

Existem diversos modelos de gargantilhas, e nós iremos te apresentar os principais agora, mostrando combinações para cada um deles. Acompanhe!

1. Escapulário

Os escapulários são joias religiosas, sendo as mais cobiçadas confeccionadas em ouro ou prata. As opções em ouro podem possuir variações de tons dourados, rosé ou prata.

vista do colo de duas modelos exibindo diferentes modelos de escapulário no pescoço

Todas essas opções são ótimas inseridas em looks com camisas, blusas, macacões e vestidos. Combine o escapulário com qualquer cor, afinal, as tonalidades de ouro e prata harmonizam facilmente e se encaixam em qualquer look.

2. Ponto Luz

O mais desejado e popular entre os modelos de gargantilha, o ponto de luz transmite brilho e elegância para qualquer look. Por isso, ele é perfeito para usar em ocasiões importantes, como grandes eventos, festas ou um jantar especial.

vista do colo de uma modelo usando um colar com um pingente de ponto de luz

Esses modelos de gargantilha formam looks incríveis se combinados com outros acessórios como anéis e brincos. Aliás, nós já temos um conteúdo em nosso blog com 10 opções fantásticas de brincos para festa, confira e se inspire!

3. Gravata

Como o próprio nome sugere, esse modelo se assemelha muito a uma gravata. O formato dessa gargantilha é circular ao redor do pescoço e possui um detalhe na parte inferior do colar, continuando com um fio fino que desce até a altura do decote feminino.

vista do colo de duas modelos exibindo um conjunto de acessórios e entre eles gargantilhas no estilo gravatinha

Esse modelo pode ser explorado em looks góticos, modernos, sensuais, dentre outros. Aposte em tecidos como couro e jeans, além de vestidos e composições all black para formar looks incríveis com o colar gravatinha.

4. Gargantilha com pedras

Nada mais sofisticado do que gargantilhas com pedras preciosas, já que elas transmitem glamour e requinte. Veja a lista das pedras mais desejadas em gargantilhas:

  • Diamante;
gargantilha dourada com acabamento em pedraria em frente a um fundo branco
  • Apatita;
gargantilha dourada com pedra apatita azul em frente a um fundo branco

  • Cristal
gargantilha prateada com pingentes de cristal transparente
  • Espinélio;
gargantilha prateada com espinélio preto e transparente
  • Madrepérola;
gargantilha com pedra madrepérola de olho grego
  • Ônix;
gargantilha dourada com pedra ônix preta em frente a um fundo branco
  • Morganita;
gargantilha prateada com pedra morganita

Essas peças combinam perfeitamente com looks para eventos importantes, aposte em vestidos e sapatos de salto para criar uma composição invejável.

As gargantilhas com pedras também são excelentes opções para presentear em ocasiões especiais, como aniversário, Natal, Dia das Mães e Dia dos Namorados.

gargatilha dourada com pedras em diferentes tamanhos e tonalidades de roxo em cima de um fundo de cor sólida

5. Gargantilha em metais nobres

Atraia olhares com as gargantilhas confeccionadas em materiais nobres como ouro e prata. Esses modelos são únicos e muito sofisticados.

Essas gargantilhas formam combinações incríveis sozinhas ou com mix de colares. Aliás, já temos um conteúdo completo sobre como compor um mix de colares perfeito para você se inspirar.

Aposte em composições modernas e sofisticadas para combinar com as gargantilhas de metais nobres.

Onde usar a gargantilha?

A gargantilha deve ser usada no pescoço, sendo um modelo mais justo ao corpo — diferente do colar, que é mais soltinho. Os acessórios como os colares podem ser combinados com ela para compor looks incríveis, isso eleva o brilho e a elegância das composições.

Como combinar a gargantilha com outros acessórios?

As gargantilhas combinam muito bem com brincos, bolsa, lenço, chapéu, óculos e cinto. As maquiagens também podem ser harmonizadas com as gargantilhas.

Veja algumas dicas para formar um look perfeito com a gargantilha:

  • Combine os tons, seja por harmonizar tons similares ou opostos
modelo usando uma gargantilha de prata combinada com outras joias da mesma cor
  • Harmonize acessórios confeccionados no mesmo material;
vista do colo de uma modelo exibindo joias no pescoço e nas mãos, com pingentes na da mesma pedra verde
  • Use gargantilhas e brincos da mesma pedra preciosa;
modelo exibindo um conjunto de joias com a mesma pedra verde no acabamento
  • Explore tecidos mais sofisticados com acessórios refinados.
modelo ruiva combinando suas joias douradas com uma blusa de tecido cintilante no mesmo tom

Gostou dessas dicas e inspirações? Agora ficou simples compor looks fantásticos com qualquer modelo de gargantilha. Selecione a sua peça favorita e crie composições inesquecíveis para qualquer ambiente.

Avalie este post
Photo of author

Autor: Joiasgold

Deixe um comentário